Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Os exercícios ideais para a terceira idade

Os exercícios ideais para a terceira idade

Se você acompanha o blog da Pax Nacional, você sabe que estamos sempre reforçando a ideia de que é preciso manter uma rotina com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, principalmente durante a terceira idade. Mas você saberia dizer quais são os exercícios mais apropriados durante essa fase da vida?

Por conta do processo natural da velhice, alguns idosos podem desenvolver algumas condições que dificultam a prática de determinadas atividades. É normal perceber uma grande diminuição da massa esquelética, um aumento do percentual de gordura e uma diminuição da capacidade motora.

Mas com as atividades certas e a orientação de um profissional, que irá definir a frequência adequada a partir do condicionamento físico, os exercícios podem trazer muitos benefícios para os idosos, inclusive aliviando as condições citadas e evitando outras doenças relacionadas aos músculos e articulações.

A Pax Nacional preparou este artigo com as principais e mais indicadas atividades físicas para idosos. Continue lendo e confira:

Idosos e atividades físicas

Para quem está acima dos 60 anos de idade, as atividades que exercem menos impacto são as mais recomendadas a fim de evitar lesões. Mas é claro que cada idoso tem as suas especificidades e condicionamento físico, o que significa que a definição dos exercícios também irá depender das necessidades, da realidade e dos gostos pessoais de cada um.

Os benefícios das atividades físicas para idosos são muitos. Manter-se ativo durante a terceira idade diminui o risco de doenças cardiovasculares, da osteoporose, diabetes, e até mesmo de depressão.

As atividades em grupos trazem ainda a questão da inclusão social e da criação de vínculos durante um período propenso ao isolamento, que além de ajudar na saúde mental, atrasa o desenvolvimento de doenças como demência.

A seguir, saiba quais são os exercícios mais indicados:

Pilates

Um dos exercícios mais indicados por oferecer pouco impacto e ainda assim desenvolver o condicionamento físico do idoso, o pilates na terceira idade ajuda a estimular a circulação sanguínea (evitando a trombose e as varizes), favorece a coordenação motora e aumenta a força muscular.

O pilates é essencialmente um exercício de flexibilidade, um tópico importantíssimo para idosos. O desenvolvimento da flexibilidade diminui os riscos de acidentes e proporciona independência, aumentando a qualidade de vida.

Outro exercício que tem benefícios equivalente ao pilates, é o alongamento. Esse possui a vantagem de poder ser feito em qualquer espaço e várias vezes ao dia. Quando acorda, depois de períodos sentado, antes de dormir, entre outros.

Exercícios na água

Os exercícios na água, como a natação e a hidroginástica, oferecem relaxamento às articulações, de maneira que seja possível alongar e fortalecer os músculos sem causar um grande impacto.

A resistência da água proporciona sobrecarga, intensificando o esforço exigido para fazer movimentos simples, mesmo que seja pouco perceptível no momento.

A natação e a hidroginástica reduzem os riscos de desenvolvimento da diabetes e da hipertensão, melhoram o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões. Isso tudo em um ambiente descontraído e prazeroso.

Bicicleta

Andar de bicicleta pode não ser adequado para todos os idosos por causar mais impacto, mas ainda assim é um dos exercícios mais recomendados. Isso porque os movimentos fortalecem as articulações, principalmente as dos joelhos, quadril e tornozelos. Locais de grande perda de capacidade motora durante a terceira idade.

A bicicleta ainda proporciona a baixa na pressão arterial, aumento no senso de equilíbrio e alívio nas dores provocadas pela artrite.

Para praticar com segurança, comece devagar, fique atento para a altura correta do selim e do guidom, e sempre use capacete. 

Caminhadas

A caminhada é o exercício físico mais escolhido durante a terceira idade, e não é à toa. Além de fortalecer a musculatura e melhorar o ritmo cardíaco, promove a socialização ao levar o idoso para fora de casa.

O início da prática, assim como em qualquer outra atividade, deve ser com pouca intensidade. Comece com trajetos curtos e a partir da melhora no condicionamento vá aumentando a distância. Com uma rotina rígida de treinamento, bem orientada e respeitando a evolução, pode ser possível, inclusive, aderir a corridas.

Não se esqueça dos tênis próprios para caminhada e de uma garrafinha com água para hidratação durante o exercício.

Dança para idosos

Os exercícios não precisam ser uma obrigação chata e monótona. Muitos idosos recorrem a dança como incentivo a auto-estima e a socialização, mas o que muitas vezes não é considerado, é que a dança também melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a recuperação muscular.

Mas sim, o principal benefício da dança está ligada à saúde mental. A dança ajuda no restabelecimento das faculdades mentais, aliviando o estresse, a depressão e a ansiedade.

Musculação

Alguns exercícios de musculação vão exigir maior condicionamento físico, por isso é de extrema importância que um profissional da área acompanhe a realização deles. O profissional provavelmente também irá pedir exames de check-up, avaliando as condições dos pulmões e do coração, antes de começar a rotina de atividades.

Não deixe que essas exigências lhe assustem; a musculação é ótima para os idosos. Ela ajuda no fortalecimento e na resistência dos músculos, melhora a postura e aumenta a densidade óssea, muito importante já que durante o processo de envelhecimento estamos mais propensos a desenvolver a osteoporose.

Lembramos, mais uma vez, que todo e qualquer tipo de exercício deve ter acompanhamento de profissionais para evitar lesões graves. E é claro que exigem outras atividades que também podem ser praticadas por idosos.

A terceira idade não precisa significar um impedimento para nada nesta vida, e isso inclui exercícios físicos. O importante é saber que nunca é tarde para dar os primeiros passos para uma vida mais saudável.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento