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Hormônio do sono: os efeitos e benefícios da Melatonina

Hormônio do sono: os efeitos e benefícios da Melatonina

Você sabe o que é a melatonina? Este é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo e é comumente chamado de “hormônio do sono”. Pelo apelido você já deve imaginar que ele tem tudo a ver com uma boa noite de sono, não é mesmo?

A melatonina tem como principal função regular o ciclo circadiano, que configura as mudanças regulares dos estados mentais e físicos que ocorrem em cerca de um período de 24 horas — podemos chamar de relógio biológico da pessoa.

Esse hormônio é produzido apenas à noite, ou no escuro, induzindo o sono. Você já deve ter ouvido falar que assistir televisão ou mexer no celular antes de dormir desregula o sono, isso acontece porque a luminosidade impede a produção do hormônio e como consequência o seu ciclo do relógio biológico é quebrado.

Dito isso, algumas pessoas, por conta de suas rotinas, pelo envelhecimento ou por problemas hormonais, podem precisar do auxílio de um suplemento de melatonina.

Continue lendo e descubra os efeitos e benefícios da melatonina e a forma correta de utilizá-la.

 

Benefícios da melatonina

1.Melhora do sono

Como citamos anteriormente, a melatonina não é conhecida como o “hormônio do sono” à toa. É ela a principal fonte de contribuição para uma boa qualidade do sono.

A importância de uma boa noite de sono não está apenas relacionada ao bom humor e à restauração da energia para o resto do dia, dormir bem significa manter um peso saudável com mais facilidade, diminuir o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, fortalecer o sistema imunológico, ter mais facilidade de concentração, entre outros benefícios.

2.Possui ação antioxidante

A prevenção de doenças, como citamos no tópico anterior, está diretamente relacionada a esta ação antioxidante.

A melatonina é altamente indicada para o auxílio do tratamento de doenças como glaucoma, retinopatia, degeneração muscular, enxaqueca, fibromialgia, alzheimer, câncer de mama e de próstata, entre outras.

3.Efeito contra a depressão sazonal

Chamamos de depressão sazonal o tipo de transtorno que ocorre durante o período do inverno, pois está associado a diminuição de substâncias como a serotonina, a vitamina D e a melatonina.

Neste sentido, a melatonina é utilizada para regular o ciclo circadiano, evitando que o indivíduo sinta sonolência excessiva durante o dia.

4.Redução do refluxo gastroesofágico

A melatonina é muito utilizada para o tratamento do refluxo gastroesofágico, seja como condição ou isolado. Isso porque a produção de melatonina reduz a produção de ácido no estômago, relaxando o esfíncter do esófago.

Suplemento de melatonina

É normal que com a chegada da velhice a produção de melatonina diminua. Além disso, no mundo tecnológico que vivemos hoje, a nossa exposição a estímulos luminosos e visuais se tornou praticamente constante, logo, muitas pessoas podem acabar desenvolvendo alguns distúrbios do sono.

Antes de entendermos a maneira correta da utilização do suplemento de melatonina, lembre-se que a melhor maneira é sempre contar com a produção natural do hormônio por parte do nosso organismo. Por isso, que tal estabelecer alguns hábitos importantes e saudáveis antes de ir dormir?

Na hora de dormir, pelo menos 40 minutos antes, evite a luminosidade. Nada de pegar o celular enquanto está no escuro deitado ou até mesmo no meio da noite. É importante também evitar estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o seu metabolismo, deixando o seu corpo ativo e diminuindo a produção da melatonina.

Mas em casos de distúrbios do sono, pode ser preciso fazer uso de um suplemento de melatonina. Nestes casos, a marca e a dose devem ser sempre recomendadas por um médico especialista, que irá analisar não apenas o seu sono, mas também as outras funções do organismo.

A ingestão recomendada para um adulto costuma variar entre 0,3 mg a 0,5 mg de melatonina, que corresponde à quantidade produzida normalmente pelo corpo. Os médicos também costumam receitar doses baixas inicialmente e depois aumentar conforme a avaliação dos efeitos.

É importante ter o cuidado de tomar o suplemento cerca de 30 a 45 minutos antes de ir deitar para dormir. Consumir o suplemento de melatonina durante o dia não é recomendado pois, além de desregular o ciclo circadiano, também pode fazer com que a pessoa sinta muita sonolência a ponto de correr riscos de acidentes, por exemplo.

O consumo de alimentos como arroz integral, banana, nozes, laranja e espinafre, também podem ser uma boa opção de suplementação natural.

Efeitos adversos ao suplemento da melatonina

O suplemento de melatonina é considerado bem seguro e de fácil adaptação quando utilizado nas doses certas e durante períodos curtos.

O surgimento de efeitos adversos da melatonina, portanto, são bem raros e estão ligados ao uso exagerado da mesma.

Os efeitos mais comuns costumam incluir sonolência excessiva durante o dia, falta de concentração, dor de cabeça e crises de enxaqueca, irritabilidade e ansiedade, suor noturno, depressão, pesadelos ou sonhos vívidos, entre outros.

Como citamos anteriormente, a intensidade desses efeitos irá depender da quantidade ingerida do hormônio. Vira e mexe lembramos por aqui no blog da Pax Nacional sobre os cuidados necessários ao fazer uso de medicamentos e outras substâncias; não faça uso sem a recomendação de um especialistas.

Além disso, mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas alérgicas aos componentes do suplemento, podem ter reações mais graves. Por isso, é fundamental ter o acompanhamento médico para ter certeza da dose correta.

 

Está procurando outros artigos sobre a saúde do sono? Não deixe de conferir nosso artigo especial sobre os principais fatores que aumentam a dificuldade de pegar no sono.

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