Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Mantenha uma alimentação balanceada durante o período de isolamento

Mantenha uma alimentação balanceada durante o período de isolamento

Ficar muito tempo dentro de casa, seja com tempo ocioso ou executando alguma atividade, sempre foi para muitos um gatilho para desregrar a alimentação. Com a necessidade do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, as pessoas passaram a ter que aprender a ficar dentro de casa até para trabalhar, o que pode desorganizar os horários e até a forma se alimentar, principalmente para os que já não conseguem ter uma nutrição saudável no seu dia a dia.

Neste período muitos especialistas estão batendo na tecla da alimentação saudável justamente para precaver as pessoas de se contaminarem com a doença, já que ela se instala principalmente em organismos onde o sistema imunológico está fraco. Para que o corpo consiga resistir melhor a diversos tipos vírus, até os de gripes comuns, deve ser reforçado com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, e isso só é possível dando a devida atenção à alimentação.

Você deve estar se perguntando como é possível não descuidar da alimentação nesse período de tanta instabilidade, incertezas e até de um possível abalo na saúde mental. Veja algumas dicas de como comer bem nesse período de isolamento social:

Avalie se você sente fome de verdade

Nem sempre o que sentimos é fome, como necessidade fisiológica. O processo de instabilidade emocional que essas incertezas causam, ou outros problemas relacionados à saúde mental pode desencadear uma fome emocional. Ou seja, é necessário tentar fazer essa diferenciação para separar momentos de tédio, que podem ser preenchidos com outra atividade prazerosa (como ler ou ver um filme), com o de fome real.

Opte por comer alimentos saudáveis

Como já citamos, comer bem vai fazer com que seu sistema imunológico trabalhe de forma correta e se fortaleça ainda mais, evitando a instalação de vírus em seu organismo. Para isso, escolha alimentos ricos em vitamina C, encontrada em laranjas e outras frutas, pimentões e vegetais verdes com folhas escuras.

A vitamina D também é necessária e pode ser encontrada em peixes gordurosos, ovos e atum. O zinco está em carnes, espinafre, aspargos, gergelim ou sementes de abóbora. Fibras pré-bióticas encontradas em vegetais folhosos, casca das frutas, grãos, raiz de chicória, alcachofra, e outros vegetais também ajudam a melhorar a imunidade.

Também é recomendada a ingestão de outras vitaminas que podem ser encontradas em compostos multivitamínicos. Além disso, não descuide da ingestão de líquidos, principalmente da água. O ideal é que tome de 2 a 3 litros diários.

Analise sua alimentação

Especialistas recomendam que você crie um ‘diário’ da sua alimentação, isso para analisar o que come, quais as quantidades e principalmente os motivos que levaram a ter esse tipo de comida. Dessa forma é possível ter um panorama geral de sua alimentação para ver o que pode ser melhorado ou potencializado no dia a dia.

Bebidas alcoólicas e cafeína moderadas

Por terem o poder de causar certa agitação no organismo, bebidas que contém álcool ou cafeína devem ter uma atenção especial. O álcool pode prejudicar o sistema nervoso e a cafeína, por ser estimulante, podem causar ansiedade, e é nesse ponto que muitos descontam na comida.

Exercícios físicos sempre

Ficar dentro de casa não é desculpa para ficar parado. Portanto, mesmo em isolamento social procure uma forma de praticar exercícios físicos. Na internet existem diversas aulas feitas por quem entende do assunto e podem ser acessadas gratuitamente.

Mantenha sua rotina

Tente encarar os seus dias como se estivesse em uma rotina normal, quando não havia a necessidade do isolamento social. Acorde nos horários de sempre e, principalmente, determine um horário certo para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Assim seu corpo não vai se acostumar com refeições fora de hora e manterá o ritmo.

São pequenas atitudes que para muitos podem ser sacrificantes, mas que são necessárias para manter corpo e mente com saúde, ainda mais nesse período em que essa atenção consigo é necessária. Siga essas dicas, tenha paciência não descuide de quem mais importa: você!

Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento