Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Preparação do corpo: saiba o que é Tanatopraxia

Preparação do corpo: saiba o que é Tanatopraxia

A perda de alguém querido é, sem sombras de dúvidas, um dos momentos mais difíceis que enfrentamos ao longo da vida. A última despedida é uma das mais importantes lembranças que teremos.

Por isso, neste momento de luto, a última coisa que queremos é ter de enfrentar as questões burocráticas envolvidas no processo de sepultamento, que nos deixam ainda mais estressados. É para te ajudar nesse momento que os planos de assistência familiar foram criados.

Um dos procedimentos que deve estar presente nesse atendimento é a preparação do corpo, chamada de tanatopraxia. Você já parou para pensar na importância de ter um serviço de qualidade e confiança para este processo?

Se você ainda não conhece a importância da tanatopraxia para a realização da cerimônia de despedida, continue a leitura e saiba mais!

O que é a tanatopraxia

A tanatopraxia é uma técnica de preparação do corpo na funerária, após a morte. Essa técnica surgiu como uma forma de oferecer procedimentos que resgatam a boa fisionomia da pessoa falecida e ainda garantem a prevenção contra o risco de contaminações.

Ou seja, a tanatopraxia busca conservar o corpo para que as homenagens de despedida possam ser realizadas sem os desconfortos causados pelo processo de decomposição, que se inicia logo que a pessoa falece.

Para tanto, são utilizados equipamentos modernos e seguros, que são menos invasivos que o embalsamento, por exemplo. Todo processo é feito com preparo controlado, aval científico e cuidado humanizado.

A importância da preparação do corpo pós morte

Após a morte, o corpo humano começa imediatamente o processo de decomposição, apresentando descoloração e produção de gases, por exemplo. Sem a preparação do corpo, se torna praticamente impossível velar com o caixão aberto e com a presença de todos da família e de amigos queridos.

Portanto, a preparação do corpo é necessária para que os parentes possam se despedir e velar o ente querido de forma correta, garantindo um ambiente livre de riscos de contaminação, e mantendo a integridade do corpo.

O processo de preparação inicia ainda no hospital e então o corpo é enviado para a funerária, onde os procedimentos aplicados tem o objetivo de deixar o corpo com a melhor aparência possível, sem odor ou descoloração.

Como é feita a preparação do corpo na funerária

Como citamos no tópico anterior, o processo de preparação do corpo pós morte pode ser dividido entre o hospital e um laboratório de tanatopraxia, ligado à agência funerária.

A tanatopraxia, portanto, possui como papel principal a completa desinfecção e conservação do corpo, a fim de destruir os microorganismos que o corpo humano passa a excretar após a perda dos sinais vitais.

A técnica é bastante moderna e utilizada em praticamente todos os países do mundo. Em geral, ela segue os seguintes passos:

Desinfecção

O primeiro passo é a desinfecção do corpo. Assim que ele chegar na funerária, receberá a aplicação de um potente desinfetante. Enquanto o produto está sendo inserido, o corpo deve ser massageado para facilitar a drenagem dos líquidos, facilitando também a soltura da musculatura.

Desta forma, além de impedir a contaminação do ambiente a partir dos gases produzidos e expelidos, o corpo se mantém conservado em sua forma “natural”, familiar para os conhecidos.

Limpeza e fechamento de cavidades

Depois da limpeza interna, é feita a limpeza externa, para deixar o corpo livre de riscos biológicos. É utilizado um sabão neutro neutro para fazer a lavagem do corpo. São retirados todos os pelos, preservando apenas os cílios, as sobrancelhas e o couro capilar. No caso dos homens, é possível deixar a barba e o bigode, caso a família queira manter para o velório.

O último passo durante esta etapa é o fechamento das cavidades. Como já citamos algumas vezes neste artigo, durante a decomposição é natural que o corpo passe a expelir odores e, para impedir esse vazamento, o ideal é tampar com algodão as principais cavidades do corpo (nariz, boca e orelhas).

Maquiagem e vestimentas

Por fim, é feito o preparo da aparência para a cerimônia e homenagens. Os cabelos são lavados e penteados e depois é aplicada a necromaquiagem.

São utilizadas maquiagens específicas que, além de trazer uma coloração saudável ao corpo, podem ser usadas para cobrir feridas ou outros problemas. Em seguida, o corpo é vestido com as roupas selecionadas e enviadas pelos próprios familiares.

Como escolher uma funerária para realizar o serviço

Como já falamos anteriormente, a tanatopraxia é uma técnica super moderna e segura, no entanto, é preciso deixar claro que ela necessita de um lugar próprio para o serviço e deve ser feita por um técnico habilitado.

Aliás, para além de todos os cuidados técnicos durante o procedimento, é preciso também um cuidado humanizado que respeite o corpo. Afinal, estamos confiando nosso ente querido nas mãos de outras pessoas.

A Pax Nacional opera há mais de 40 anos no mercado, sendo referência pela maneira respeitosa e humanizada com que todas as partes são tratadas, desde o corpo do falecido até os familiares e amigos, no momento de luto.

A empresa também disponibiliza de um laboratório próprio de tanatopraxia, sem depender do serviço de terceiros. O laboratório, situado na cidade baiana de Jequié, tem a capacidade de atender todo o município e as cidades aos arredores.

Para a garantia de uma despedida digna, repleta de homenagens e com a presença de familiares e amigos, entre em contato com a Pax Nacional e encontre o melhor plano de assistência familiar do mercado!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de conferir outros conteúdos disponíveis aqui no nosso blog e assinar a nossa newsletter. Antes de ir, nos mande um feedback nos comentários.

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento