Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

Exercícios para manter a mente ativa por muito mais tempo

Exercícios para manter a mente ativa por muito mais tempo

Cuidar da saúde do corpo é essencial para a longevidade e a plenitude da vida. No entanto, se a saúde da mente é negligenciada, então não faz sentido manter o corpo saudável: o corpo humano pode funcionar harmoniosamente apenas quando o equilíbrio da saúde física e mental é alcançado.

A falta de cuidados com a saúde mental pode prejudicar a função cognitiva e pode levar a doenças graves relacionadas à ansiedade e à depressão, que podem comprometer a qualidade de vida e abrir portas para várias complicações psicológicas.

Para ajudar você a se livrar desses problemas e viver no equilíbrio da condição física e mental, a Pax Nacional separou uma série de exercícios que podem ajudá-lo a manter sua mente saudável, clara e ativa.

Treine o seu cérebro

O cérebro funciona com o mesmo princípio que os músculos: quanto mais você se exercita, maior seu desenvolvimento e resistência.

A inatividade pode causar atrofia de órgãos, levando a capacidades cognitivas prejudicadas e a condições propícias ao desenvolvimento de doenças degenerativas.

Atividades que exercitam a inteligência (como a leitura) ajudam o cérebro a se manter ativo e têm capacidades de associação rápida.

Palavras cruzadas, dominó ou jogos de estratégia estimulam habilidades mentais como memória, concentração, imaginação e construção de habilidades de raciocínio linear.

Respire com consciência

Por ser involuntária, a respiração acaba se tornando outra atividade diária realizada automaticamente.

No entanto, estar ciente de como oxigenamos o corpo é um exercício importante que pode trazer muitos benefícios para o cérebro.

Praticar a respiração do músculo diafragma (quando o ar está concentrado na parte superior do abdômen durante a inspiração) é um método simples que pode fazer você se sentir imediatamente relaxado.

Isso ocorre porque essa prática aumenta a área de oxigenação dos pulmões e fornece oxigênio suficiente para o cérebro - ao contrário da respiração curta e rápida, que envia sinais de angústia e nervosos ao cérebro.

Um cérebro bem oxigenado pensa com mais clareza.

Procure ter uma noite de sono tranquila

Se você pensa que o sono é usado apenas para renovar a energia do corpo, você se engana: um bom sono está diretamente relacionado ao equilíbrio e proteção das funções cerebrais.

O sono pode inativar áreas do cérebro que ficam sobrecarregadas durante o dia e ativar áreas menos usadas, equilibrando assim a função cerebral.

O que importa não é a hora de dormir, mas a qualidade do sono: o sono deve ser pesado e cheio de energia, para que você se sinta descansado e com vontade ao acordar.

Uma sala muito silenciosa e escura, sem dispositivos eletrônicos conectados, pode fornecer esse tipo de sono restaurador.

Alimente-se corretamente

Fazer uma alimentação equilibrada e nutritiva parece ser apenas um cuidado com o corpo, mas a verdade é que também tem um grande impacto na saúde física e mental.

A comida é um bom exemplo de saúde física e mental: quando o corpo não obtém nutrição satisfatória dos alimentos, a manutenção da função cerebral é automaticamente prejudicada.

Beber mais água e reduzir a ingestão de carboidratos é um bom hábito a se desenvolver.

Mantenha seu corpo em movimento

Esse é outro tipo de cuidado que parece estar relacionado apenas à saúde física, mas também tem grande impacto na saúde mental.

O exercício físico estimula a produção de substâncias (chamadas de β-endorfinas) relacionadas à felicidade, satisfação e prazer, estimulando a saúde mental.

As atividades ao ar livre expostas ao sol podem reduzir diretamente o estresse e são uma boa maneira de exercer o equilíbrio emocional.

Estimule pensamentos positivos

Os ANTs (Pensamentos Negativos Automáticos) representam uma ameaça real à nossa saúde mental - se não forem monitorados, podem exibir características malignas e controlar todos os aspectos da vida.

O exercício proposto é um questionamento aprofundado de todos os pensamentos negativos, verificando se realmente existe uma justificativa coerente, ou se é mais um processo de autodestruição do cérebro.

Muitos de nossos pensamentos negativos são mecanismos automáticos e algum esforço pode ser feito mudando a perspectiva.

Eliminar os pensamentos negativos pode tornar a mente mais clara e trabalhar menos impulsivamente.

Reserve momentos para o lazer

O cérebro é como uma máquina: o motor precisa ser pausado para evitar o derretimento. Os pensamentos perturbados pelo trabalho ou obrigações excessivas são oprimidos e mais cedo ou mais tarde podem desmoronar.

Em conexão com a atividade cerebral, essas pausas se traduzem em momentos de lazer - a experiência de liberar hormônios de alegria e satisfação ajuda o cérebro a relaxar e reconstruir a coerência dos pensamentos.

Arranje tempo para atividades divertidas, como sair com amigos, assistir filmes, cozinhar ou brincar com as crianças. Obrigado por suas idéias.

Aprenda coisas novas

Libertar o cérebro da monotonia da repetição e apresentar o desafio de aprender novas habilidades é uma boa maneira de estimular a função cognitiva para se manter rápido e ativo.

Estudos mostram que gastar 15 minutos por dia aprendendo coisas novas é suficiente para ter um impacto positivo na saúde do cérebro.

Aprenda a falar um novo idioma, toque um novo instrumento, jogue um novo jogo, descubra uma nova maneira de ir para casa - qualquer coisa vai deixar seu cérebro louco (de um jeito positivo)!

A motivação para lidar com novas situações é um bom estímulo ao raciocínio lógico.

Agora você já sabe quais são os exercícios para manter a mente ativa por mais tempo e como estes mesmos exercícios impactam a sua saúde.

Manter sua mente e seu corpo em equilíbrio é o melhor que você pode fazer por sua saúde. Mas nem sempre pode-se precaver de casualidades, não é mesmo?

Por isso, a Pax Nacional oferece o seu plano de assistência familiar que beneficia não só você mas todos aqueles que você ama.

Fale com nossos consultores e saiba quais de nossos planos são os mais indicados para você!

Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e muito mais, continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de deixar seu feedback. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br