Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

O que são e para que servem os antioxidantes?

O que são e para que servem os antioxidantes?

Você já ouviu falar sobre os antioxidantes? Se você é uma pessoa atenta aos produtos de beleza, com certeza já ouviu. Essa substância natural é uma das mais saudáveis e necessárias para o nosso organismo. Faz bem para a saúde e faz bem para a beleza da pele.

Os antioxidantes são a nossa principal fonte de proteção contra os radicais livres, nos protegendo de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardiovasculares e outros. Para a beleza, é uma das principais soluções contra o envelhecimento precoce.

Mas você sabe o que são radicais livres e porque o antioxidante é tão importante para o nosso organismo?

Entenda para que serve o antioxidante e ainda conheça os alimentos ricos em antioxidantes. Continue lendo!

O que são radicais livres?

Os radicais livres são resultados das reações químicas do organismo, ou seja, eles sempre irão existir, inclusive nos indivíduos mais saudáveis. A problemática existe quando os radicais livres atingem células e moléculas importantes do nosso organismo.

Isso porque os radicais livres são moléculas instáveis que buscam outras moléculas para que possam se tornar estáveis. Ao buscar essas outras moléculas, os radicais livres causam danos no seu funcionamento.

Quando os radicais livres atingem o colesterol no sangue, por exemplo, eles podem estimular o aparecimento de aterosclerose, levando ao entupimento dos vasos sanguíneos.

Para que serve o antioxidante?

Os antioxidantes são substâncias que agem contra os radicais livres. Eles tornam as células estáveis, impedindo que os radicais livres atinjam as células ou outras moléculas.

Desta forma, evitam o envelhecimento precoce das células e os danos no DNA. É, portanto, uma das principais soluções para a prevenção do câncer, por exemplo. Outras doenças que podem ser evitadas com uma dieta rica em antioxidantes são as doenças cardiovasculares e pulmonares.

O antioxidante é uma substância natural, encontrada em diversos alimentos do nosso dia a dia. Mas ele também pode ser encontrado nos suplementos nutricionais e nos produtos cosméticos.

Aliás, o antioxidante é uma das principais substância vendidas para o tratamento de peles maduras, afinal ele tem ação anti-envelhecimento. Quando aliado ao colágeno, ele pode ter benefícios rápidos para a pele.

Dito isso, é importante lembrar que o uso de suplementação, seja do tipo que for, precisa ser feito de acordo com a orientação médica. Os suplementos não podem substituir refeições saudáveis.

Alimentos ricos em antioxidantes

As frutas, os vegetais e os frutos secos são alimentos ricos em antioxidantes. Eles possuem grandes quantidades de vitaminas A, C ou E. Também são ricos em betacarotenos, minerais com selênio e zinco, e aminoácidos como a cisteína e a glutationa.

Aproveite e confira as principais fontes de vitamina D.

A combinação desses alimentos serve para prevenir doenças como Alzheimer, câncer e doenças crônicas. Muitas pessoas também acrescentam vitaminas com esses alimentos na dieta diária para proteger o corpo e a pele do envelhecimento precoce, garantindo a beleza da pele.

Veja a seguir uma lista resumida dos alimentos ricos em antioxidantes:

  • Brócolis
  • Uva-passa
  • Açaí
  • Espinafre
  • Tomate
  • Limão
  • Nozes
  • Amora e outras frutas vermelhas
  • Canela
  • Cúrcuma
  • Chá-verde

Vitamina Antioxidante

Nós já te demos dicas de cafés da manhã para uma rotina saudável. Agora, a nossa dica de hoje é o preparo de um suco delicioso com ação super antioxidante. Para isso, vamos usar o açaí, fruta bem brasileira e amada por todos.

Você irá precisar de ½ polpa de açaí congelada, ½ xícara de chá de suco de uva integral, 6 morangos, 1 colher de café de cacau em pó e 1 rodela de gengibre. Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma gelado.

Gostou? No blog da Pax Nacional você encontra outros conteúdos semelhantes a este. Não deixe de conferir!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento