Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

A esfoliação caseira para o rosto é segura?

A esfoliação caseira para o rosto é segura?

A esfoliação já existia antes mesmo dos termos “cosméticos” e “skin care” serem criados. Essa é uma prática milenar e diversas matérias-primas alternativas já foram utilizadas por populações do mundo inteiro.

Hoje, a esfoliação da pele do rosto e do corpo já é uma etapa fundamental quando falamos sobre cuidados com a pele. Ainda assim, podem surgir muitas dúvidas a respeito do tema. Afinal, são muitas opções no mercado e diferentes indicações quanto ao uso por parte dos dermatologistas.

Existem, por exemplo, opções de esfoliantes cosméticos que já sabemos que não devemos fazer uso por conta de seus componentes poluentes, como o microplástico. Como solução, tanto econômica quanto sustentável, opções de esfoliantes naturais começaram a ser divulgadas pela internet.

Neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas com relação ao assunto. Continue lendo e saiba quais os benefícios da esfoliação, quais as indicações de uso e quais os cuidados na hora de fazer uma esfoliação caseira.

Quais os benefícios da esfoliação?

A esfoliação é uma etapa importante da limpeza de pele, pois estimula a renovação celular ao remover as células mortas da superfície. Em outras palavras, a esfoliação oferece uma pele mais jovem e homogênea.

Como consequência dessa retirada de impurezas acumuladas, também temos a desobstrução dos poros, controlando a oleosidade excessiva e combatendo o surgimento de cravos e espinhas.

Qual o modo correto de esfoliar a pele?

A esfoliação pode ser feita tanto da pele do rosto quanto do restante do corpo, no entanto, por conta da diferente sensibilidade em cada área, é importante tomar alguns cuidados. Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto.
O produto deve ser aplicado com movimentos circulares na pele previamente limpa e molhada. Em seguida, o produto deve ser enxaguado.

O grande cuidado deve ser na frequência e na intensidade da esfoliação. Não é indicado esfoliar a pele diariamente, pois você estará impedindo a cicatrização e portanto a renovação celular. O ideal é que o procedimento seja feito de 1 a 2 vezes por semana.

Além disso, logo após a esfoliação, a pele local deve ser muito bem hidratada para recuperar a integridade da barreira cutânea.

Esfoliantes naturais são seguros?

Em princípio sim, a esfoliação caseira é segura. A grande questão está na escolha das receitas caseiras, que podem causar alergias ou ressecamento da pele, além da utilização de ingredientes muito agressivos e pontiagudos que podem acabar danificando a pele sensível do rosto.

É importante ficar longe de ingredientes como limão, curcúma, manteiga, sal grosso e açúcar cristal, por exemplo. Logo, as receitas caseiras devem ser escolhidas com cuidado, conforme o tipo de pele do indivíduo.

Dito isso, a esfoliação caseira é uma ótima opção pois é barata e pode ser feita sem o uso de muitas técnicas. É também uma solução sustentável contra os esfoliantes cosméticos que utilizam microplásticos, visto que estes são altamente poluentes e vão parar diretamente nos rios e oceanos depois de utilizados.

3 receitas de esfoliantes caseiros

Para te ajudar na sua esfoliação caseira, separamos 4 receitas seguras para diferentes tipos de pele. Em todos os casos, misture os ingredientes num recipiente limpo até formar uma pasta consistente.

Esfoliante natural para pele seca: você irá precisar de 1 colher (sopa) de sal marinho, 1 colher (chá) de óleo de amêndoas e 3 gotas de óleo essencial de hortelã.

Esfoliante natural para pele oleosa: utilize 2 colheres de mel, 5 colheres de açúcar e 4 colheres (sopa) de água morna.

Esfoliante natural para pele sensível: 125ml de iogurte natural, 30g de açúcar e 1 colher de sopa de mel.

Dica extra: para a esfoliação do corpo, você pode utilizar o mel ou o azeite com o café em pó.

A esfoliação do corpo e do rosto é uma prática que contribui para a saúde e beleza como um todo, desde que seja feita da maneira correta. Se você não conhece devidamente o seu tipo de pele, ou não saiba que algum tipo de alergia que você possa ter, recomendamos que você consulte um profissional da dermatologia antes de fazer uso de qualquer tipo de esfoliante, seja ele natural ou cosmético.

Gostou das nossas dicas? Confira outros conteúdos semelhantes aqui no blog da Pax Nacional!

Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber novos conteúdos em primeira mão.

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br