Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

Como se preparar para a velhice? Planejamento para uma terceira idade

Como se preparar para a velhice? Planejamento para uma terceira idade

Todo mundo gosta de viver o presente, aproveitando tudo de bom que a vida pode oferecer. Mas, quem disse que para curtir o lado bom da vida não podemos também nos preparar para o futuro?

É possível aproveitar uma velhice sem planejá-la, claro. Mas é uma tarefa arriscada que põe em cheque toda uma vida dedicada ao trabalho ou até mesmo às demais atividades rotineiras.

Precisamos combater este Tabu de que “um investimento a longo prazo não é dinheiro na mesa”. O dinheiro serve para ser investido, sim,

Por isso, a Pax Nacional preparou um artigo com várias dicas de como é possível se precaver para garantir uma velhice tranquila, saudável e feliz. Confira!

A importância do planejamento para uma velhice tranquila

Em 2050, espera-se que a população de idosos com 60 anos ou mais seja o dobro da atual. Em todo o mundo, a população idosa está crescendo mais rapidamente do que todas as faixas etárias mais jovens. É o que aponta o relatório da ONU.

No Brasil, o ritmo de envelhecimento da população também se acelerou nos últimos anos. A expectativa geral de vida saltou de 45,5 anos em 1940 para 75,5 anos em 2015.

Ao analisar a população com mais de 60 anos, a expectativa de vida aumentou em 8,9 anos - passando de 13,2 para 22,1 anos.

Essa mudança demográfica é enorme, mostrando que o mundo melhorou de muitas maneiras, proporcionando mais vidas para a humanidade.

O desafio agora é garantir que a dignidade da população idosa esteja, sem dúvida, disseminada na economia.

Em outras palavras, as pessoas vivem mais, mas precisam ter dinheiro suficiente para manter o mesmo nível econômico da produção econômica.

Portanto, muitos países estão discutindo questões de previdência social. Os governos precisam adaptar a legislação previdenciária a essa nova realidade.

No entanto, além dos movimentos macropolíticos, os indivíduos também devem se adaptar a essa nova realidade. Para viver mais, é preciso pensar e caminhar para a velhice sem dificuldades financeiras.

Aqui, o planejamento financeiro pessoal tem um significado de longo prazo. O futuro foi expandido, então você precisa se preparar com antecedência.

Lembre-se, no que diz respeito às pessoas, o planejamento financeiro é a gestão inteligente do dinheiro pessoal, das economias e dos investimentos.

O que é uma velhice tranquila?

Quando falamos em velhice tranquila, estamos nos referindo a aspectos mais práticos do que geralmente se pensa.

Em outras palavras, embora seu simbolismo também seja importante, não é uma coisa filosófica.

Na verdade, tornar-se um idoso que leva uma vida tranquila é obter saúde, lazer, moradia e cuidados essenciais nesta fase da vida.

Se os jovens há muito não consideram a velhice, agora é cada vez mais urgente fazê-lo. Em um mundo globalizado onde bens e serviços precisam ser adquiridos, não se pode falar sobre a paz da velhice sem considerar o dinheiro.

Por exemplo, agora é necessário desenvolver bons hábitos de poupança durante a adolescência.

Quanto mais cedo uma pessoa começar, mais tempo ela poderá transformar uma pequena quantidade em uma grande quantidade.

Ao tentar acumular riqueza para o futuro, quanto mais tempo investido, maior será o aumento de valor.

A boa notícia é que existem muitas maneiras de garantir a aposentadoria. Por exemplo, ao começar a investir em um plano de previdência privada, é possível saber exatamente o valor das contribuições a partir da data prevista.

Aos 60 anos, não haverá risco e não será surpreendido por mudanças nas regras estaduais de previdência social.

Como planejar suas finanças para ter uma velhice tranquila

Se você deseja ter certeza de que viverá uma velhice pacífica, aja agora. Confira uma série de dicas detalhadas abaixo, que com certeza irão te ajudar muito!

Invista na previdência privada

Como já dissemos, a primeira técnica para garantir o envelhecimento tranquilo é obter uma previdência privada, portanto, não depende da aposentadoria do INSS.

Existem diferentes planos de previdência privada que podem ajudá-lo a seguir em direção ao futuro com mais firmeza, ou seja, maior renda e maior esforço para a vida toda.

Portanto, muitas pessoas insistem em usar planos de previdência privada para garantir que alcancem a idade ideal sem problemas financeiros.

É importante escolher uma boa instituição com boa reputação no mercado e entender os planos oferecidos. Normalmente, você pode obter uma pensão de um valor relativamente baixo (por exemplo, R $ 100,00 por mês).

Procure por um bom seguro de vida

Outra forma de se precaver é investir em um seguro de vida. Esta é uma ótima maneira de proteger sua família e dependentes de quaisquer problemas que possam ocorrer.

Ninguém pode escapar do acaso. Da mesma forma, considerá-los ao zelar pelo futuro de sua família não significa que você está sendo pessimista.

A situação é bem oposta: o cuidado é para quem quer andar sempre lado a lado com alegria e conforto!

Ao escolher um bom seguro de vida, você pode garantir que seus familiares tenham uma boa renda, mesmo que sofram de um problema de saúde ou demais problemas.

Faça bons investimentos

Outra forma de planejar uma velhice pacífica é fazer investimentos seguros para gerar uma renda satisfatória a longo prazo.

Este é um dos segredos do investimento: é preciso ter em mente, principalmente no futuro, que o escopo de seu investimento pode ser muito amplo.

Isso ocorre porque quanto mais você investe seu dinheiro, mais forte é sua lucratividade e menos impostos você terá que pagar (normalmente, o IR está diminuindo no investimento e diminui com o passar do tempo).

Por se tratarem de investimentos de terceira idade, recomenda-se considerar os chamados investimentos de renda fixa.

Eles oferecem menos riscos e, em sua maioria, têm garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), ou seja, se a instituição que comercializa o título vier a falir, o investidor é reembolsado, considerado um limite máximo de investimento.

Economizar é como qualquer outro hábito que você desenvolve em sua vida: uma atitude que se repete continuamente - no início, pode ser contra a sua vontade, mas depois se torna espontânea.

Com o passar do tempo, você descobrirá que não precisa economizar muito dinheiro para economizar dinheiro.

Evite os desperdícios

Uma atitude que pode ajudá-lo a economizar dinheiro de forma eficaz é desistir da maioria das despesas que são realmente consumíveis.

Ao comprar qualquer coisa, comece a aplicar o raciocínio daqueles poupadores: Eu preciso disso? É urgente, posso pagar esta taxa?

O ambiente onde este produto é comprado será afetado desnecessariamente? Isso prejudicará o plano financeiro de longo prazo da minha família?

Isso é tudo! Como você pode ver, roupas, brinquedos infantis, eletrônicos da moda, alimentos e a maneira como você usa a água e a luz em sua casa.

Finalmente, evite dívidas. Dê prioridade ao pagamento em dinheiro, para não ser confundir ilusões com a realidade.

Reserve um dinheiro para a saúde

Este é um assunto sutil, mas é crucial! É preciso considerar uma velhice tranquila sempre, mas considere que esta fase da vida geralmente agrava os problemas de saúde.

Nada é mais natural do que o fato dos organismos começarem a se degenerar com o tempo, mas os milagres da medicina moderna continuam a inovar e a fazer uso de recursos tecnológicos.

Você deve estar preparado para aproveitá-los.

A dica é: ao começar a economizar e investir, reserve um determinado percentual para um atendimento médico preventivo e emergencial.

Contrate um plano de assistência familiar

Uma das melhores formas de você investir numa velhice tranquila e segura é contratar um plano de assistência familiar. Estes planos costumam oferecer uma série de benefícios para você aproveitar em vida e facilitar todo o procedimento quando a pessoa vier a falecer.

É importante pensar neste investimento com realismo e pensando principalmente no bem-estar da família, quando chegar a hora de uma despedida e o fim de uma jornada. Muitos desses planos além da assistência funeral, também oferecem uma série de benefícios em vida que auxiliam na manutenção da saúde, dentre outros.

Os benefícios dos planos diferem muito, porém vários deles oferecem facilidades, como:

  • Assistência e Orientação à Família;
  • Reservas de sala de velório e horário de sepultamento ou cremação;
  • Serviço assistencial 24 horas junto aos familiares para que tudo transcorra dentro das viabilidades normais;
  • Serviço geral de auto fúnebre (atendimento e cortejo);
  • Entre outros. 

Viva mais tranquilo aqui e agora

Por fim, para não dizer que não falamos das flores, aproveite a vida o máximo que puder!

Sempre busque a felicidade aqui e agora! Não é exagero ser feliz, construir relacionamentos saudáveis, buscar atividades que o façam seguir em frente e estar cheio de emoções!

Viva uma vida boa e mantenha o equilíbrio emocional.Você terá uma velhice tranquila e agradável, satisfeita com o que fez e satisfeita consigo mesma!

Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e muito mais, continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de deixar seu feedback. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br