Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Dicas de cuidados com a pele durante o verão

Dicas de cuidados com a pele durante o verão

Assim como o inverno, o verão demanda cuidados especiais com o nosso organismo. A nossa pele, por exemplo, deve ser um ponto de atenção para cuidados redobrados, visto que a alta exposição ao sol pode provocar desde leves queimaduras até câncer de pele.

Além da incidência dos raios UV, o verão traz consigo a grande exposição à água do mar e ao cloro das piscinas. Fatores estes, que somados ao intenso calor, provocam o suor intenso, podem causar irritações na pele e nos deixam mais vulneráveis às micoses.

Então, seja por questões estéticas ou de saúde, os cuidados com a pele não podem ser negligenciados. Por isso, a Pax Nacional preparou este breve artigo para você.

A seguir, você encontrará informações sobre os principais problemas de pele, dicas de cuidados e uma receita de hidratação caseira para o rosto. Continue com a gente!

Principais problemas de pele no verão

Com o aumento da incidência solar, corremos o risco de doenças e problemas de pele como queimadura solar, câncer de pele, micose, envelhecimento precoce e outros problemas dermatológicos relacionados com a estética, como as manchas.

De início pode parecer apenas incômodo, mas a queimadura do sol pode causar danos permanentes na epiderme dobrando os riscos de desenvolvimento de melanoma (o tipo mais grave de câncer de pele). Além disso, com o excesso de calor no corpo, é muito comum que a pessoa apresente quadros de insolação, caracterizado por tonturas, náuseas, dor de cabeça e até mesmo febre.

Quando falamos sobre o câncer de pele, estamos falando do tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, e isso se deve ao fato do Brasil ser um país tropical com alta incidência de raios UV. Estudos mostram que esta é uma doença "cumulativa", ou seja, quanto mais queimaduras, maiores são as chances de desenvolvimento do tumor.

Já as micoses estão relacionadas ao corpo úmido. Essa umidade pode ser pelas roupas de banho molhadas depois de um mergulho ou, também muito comum, o suor constante por causa do calor. Os principais locais que os esses fungos se instalam são a virilha e entre os dedos do pé.

A principal dica que você pode tirar deste artigo é a cautela na hora de se expor ao sol. Mesmo que você faça uso de protetor solar, só o calor excessivo já pode ser prejudicial não só para a pele, mas também para todo o organismo.

O sol do meio dia deve ser evitado e, de preferência, o banho de sol deve ser antes das 10 horas e depois das 15 horas. A hidratação deve ser constante, leve sempre uma garrafinha de água para onde for e prefira o consumo de frutas e verduras.

Cuidados especiais com idosos

Com o processo de envelhecimento, é natural que a pele perca a sua capacidade de elasticidade e recuperação, tendendo a ter mais machucados e manchas. Na terceira idade, o organismo também perde uma quantidade significativa de água, o que somado à exposição ao sol e ao calor piora o quadro de desidratação e hipertermia.

Os cuidados com os idosos devem incluir exposição ao sol apenas o suficiente para a reposição de vitamina D no organismo, cerca de 20 minutos por dia, antes das 9 horas e depois das 16 horas.

Recomenda-se também o uso constante de protetor solar, mesmo não estando exposto diretamente ao sol. Roupas claras e leves, muita água e alimentos como frutas e verduras também devem fazer parte dos cuidados.

Dicas de cuidados com a pele

Pele hidratada e limpa

Com o calor intenso do verão, suamos mais do que percebemos. A primeira dica para evitar irritação, micoses e bactérias, é sempre manter a pele limpa. Sabonetes antisépticos são indicados para o corpo todo, inclusive o rosto, mas caso o corpo já esteja muito quente e com queimaduras, é indicado também lavar apenas com água. O sabão pode deixar a pele ainda mais ressecada.

Depois de lavar bem, é essencial que a pele seja muito bem hidratada. Durante o verão a pele é constantemente agredida pelos raios solares, pelo sal do mar e por produtos químicos que possam existir nas piscinas, causando ressecamento e envelhecimento precoce da pele, o que a torna mais fraca, fina e menos elástica.

Manter a pele hidratada passa também por cremes cosméticos, mas principalmente pelo consumo de água. Cremes hidratantes à base de vitamina E são os mais indicados.

Evitar a exposição direta ao sol e sempre passar protetor solar

Como já mencionamos aqui no artigo, você deve evitar tomar banho de sol em determinados horários. O sol do meio dia é muito prejudicial e mesmo em horários em que o sol está mais fraco, ou quando você não está diretamente no sol, o protetor solar não pode ser dispensado.

Não se esqueça de passar o protetor no couro cabeludo e de maior atenção para a região do rosto. E lembre-se de que você deve passar mais de uma vez ao dia, recomenda-se repassar a cada 3 horas.

Evite a maquiagem e procedimentos estéticos

Durante o verão, por conta do calor e da transpiração, os nossos poros dilatam. Qualquer produto, como a maquiagem, que seja disposto em cima destes poros tendem a obstruí-los. Essa obstrução é a principal causa da acne neste período do ano. O ideal é permanecer com uma rotina simples de limpeza e hidratação do rosto.

Evite também os procedimentos estéticos, desde tratamentos de pele com laser ou produtos químicos, até se depilar no dia de pegar sol, principalmente se for feita a laser ou cera. Isso pode causar manchas permanentes na pele, assim como impedir a recuperação de cicatrizes, piorando significativamente a aparência delas.

Tome todos cuidado com as queimaduras

Se você seguir a nossa segunda dica você já está com meio caminho andado. A melhor maneira de evitar as queimaduras é evitar exposição excessiva ao sol, assim como sempre usar o protetor solar.

Mas caso você tenha se queimado, vale dar uma atenção especial para a sua pele. Ao perceber a queimadura solar, é indicado procurar locais frescos sem a iluminação do sol, tomar banho com água fria e passar cremes ou pomadas pós sol.

Cremes a base de de aloe vera/babosa são os mais indicados, pois são os mais naturais e refrescantes. Mas cremes com cortisona e calamina também são excelentes para o tratamento.

Bronzeado saudável

Todo mundo gosta de se bronzear nem que seja um pouquinho. Para fazer isso de uma maneira saudável, sem ter a necessidade de passar muito tempo no sol, vale a pena investir em uma alimentação rica em vitamina A, encontrada nos betacarotenos.

Alimentos como cenoura, abóbora, beterraba, espinafre, couve, batata-doce, mamão, manga e brócolis, funcionam como antioxidantes, ajudando na produção de melanina, proteção natural contra os raios UV.

Receita caseira para hidratar a pele

Como prometido, separamos uma receita de hidratação caseira para o rosto.

Algumas frutas, como a banana, o limão e o abacate, são fontes ricas de vitamina C e complexo B, ótimos para a hidratação, limpeza, cicatrização e a elasticidade da pele, e por isso podem ser usadas sem medo nos rituais de beleza.

Uma receita é escolher uma banana madura, amassá-la até formar uma pasta, adicionar um pouco de creme de leite e aplicar a camada sobre o rosto. Deixe descansar por cerca de 15 minutos, não mais do que isso, e retire com água fria para ativar a circulação sanguínea.

A outra opção envolve o abacate e o limão. Separe uma colher de abacate, junte com o suco de meio limão espremido, misture bem os dois ingredientes e aplique no rosto. Deixe agir por 15 minutos e depois lave bem o rosto com água morna. Atenção, por conter limão na receita, evite pegar sol logo depois de utilizar a máscara.

É possível manter a saúde, assim como a beleza, no verão. Basta tomar os cuidados mencionados aqui no artigo e sempre contar com a ajuda de um dermatologista. Desta forma, você mantém a saúde e aproveita os benefícios dessa estação tão querida.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Aqui no blog da Pax Nacional você encontra muitos outros artigos neste estilo. Não deixe de conferir!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento