Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Sintomas da Dengue, Zika ou Chikungunya? Fique em alerta!

Sintomas da Dengue, Zika ou Chikungunya? Fique em alerta!

Todo início de ano, devido às altas temperaturas e das chuvas intensas na maior parte do país, é importante lembrar de um velho conhecido dos brasileiros: o aedes aegypti.

Transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, esse mosquito doméstico se aproveita da falta de cuidados nas casas brasileiras para se reproduzir e, silenciosamente, infectar muitos brasileiros durante o período do verão.

Por conta da atenção direcionada a um mal maior – a pandemia do novo coronavírus – poucas campanhas estão sendo direcionadas à educação e prevenção contra essas doenças. Mas é importante lembrar que mesmo durante a pandemia, o aedes aegypti não dá trégua.

Por isso, neste artigo iremos te deixar a par dos sintomas e das diferenças entre dengue, zika e chikungunya, além de lembrar a maneira correta de prevenção para eliminar os focos do mosquito.

Continue com a gente!

O transmissor: Aedes Aegypti

Como mencionamos anteriormente, o aedes aegypti é conhecido por ser um mosquito doméstico. Isso significa que ele circula por áreas urbanas, se alojando próximo e até mesmo dentro dos domicílios.

O mosquito age como vetor transmissor, ou seja, ele não produz a doença, mas carrega consigo. Ele se contamina ao picar um indivíduo com a doença e depois transmite ao picar outro indivíduo. Portanto, a melhor maneira de evitar a transmissão é evitando a presença do mosquito.

Além da dengue, zika e chikungunya, o aedes aegypti também é vetor da transmissão da febre amarela, doença bastante comum na região amazônica. No entanto, como já existe uma vacina para esta doença, ela não é considerada um potencial de surto epidemiológico, podendo ser facilmente evitada.

Diferenças entre dengue, zika e chikungunya
Os sintomas da dengue, zika e chikungunya são muito semelhantes e, por isso, facilmente confundidos. Em todos os casos os sintomas costumam aparecer durante as fases agudas da infecção e todos causam mal-estar geral, febre e dores pelo corpo.

Para diferenciar uma doença da outra, você deve ficar atento para a intensidade dos sintomas (a dengue possui os sintomas mais fortes) e o local da dor.

De todas, a zika é a mais difícil de reconhecer. Isso porque ela muitas vezes é completamente silenciosa e tem cura espontânea. No entanto, em sua forma mais grave ela pode causar sérias complicações neurológicas como encefalites, síndrome de Guillain Barré e microcefalia em bebês. Mulheres grávidas fazem parte do grupo de risco e devem redobrar os cuidados.

Veja uma breve comparação dos sintomas:

  • Febre: dengue (alta), zika (baixa), chikungunya (baixa).
  • Dores no corpo: dengue (geral), zika (articulações), chikungunya (intensa nas articulações).
  • Dor de cabeça: dengue (aguda), zika (leve), chikungunya (leve).
  • Dor atrás dos olhos: dengue (leve), zika (leve).
  • Dor abdominal: dengue (comum), zika (pouco comum).
  • Fadiga: dengue (comum), chikungunya (comum).
  • Náuseas e vômitos: dengue (comum), chikungunya (comum).
  • Diarréia e constipação: zika (comum).
  • Erupções na pele: dengue (comum), zika (comum), chikungunya (pouco comum).
  • Conjuntivite: zika (comum).
  • Úlceras na boca: zika (pouco comum)

Em caso de suspeita, todas elas devem ser investigadas e tratadas. Caso contrário, a dengue e a zika podem causar complicações graves, incluindo má formação fetal, hemorragias, insuficiência hepática, derrame pleural e até mesmo óbito.

A chikungunya pode ser considerada a mais tranquila. Apesar de causar dores intensas nas articulações, que podem atrapalhar as atividades diárias, a chikungunya não costuma evoluir para quadros graves.

Como evitar a dengue, zika e chikungunya

A melhor maneira de evitar dengue, zika e chikungunya? Evitando a presença do mosquito aedes aegypti nas proximidades da residência. É a fêmea que transmite e ela busca por locais com água parada para depositar seus ovos.

Então, faça mutirões e colaborações entre os residentes da sua rua ou bairro para evitar focos de água parada. Com uma varredura rápida você consegue acabar com os ambientes propícios para o mosquito.

Veja alguns dos locais preferidos do mosquito:

  • Caixa d’água; mantenha bem fechada para evitar que o mosquito entre.
  • Calha; retire tudo que possa entupir a calha da casa.
  • Pneus; deixe os pneus virados ou preencha com areia para evitar o acúmulo de água da chuva;
  • Vasilhas de plantas; preencha com areia para evitar a água parada.
  • Piscina; é preciso fazer a manutenção correta.

Além de acabar com os focos de água dentro de casa e nas proximidades da mesma, faça a instalação de telas ou tampas nos ralos para impedir a entrada do mosquito.

Se cada um se conscientizar e fizer a sua parte, podemos evitar a infecção por dengue, zika e chikungunya. Caso você identifique os sintomas citados neste artigo, procure por um posto de saúde ou marque uma consulta com o seu médico.

E já que estamos falando sobre conscientização, antes de ir embora, aproveite e fique atento para as infecções sexualmente transmissíveis.

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da Pax Nacional você encontra uma variedade de artigos sobre saúde e bem-estar. Confira!

Acredita que faltou alguma informação importante? Deixe seu feedback nos comentários e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog em primeira mão.

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento