Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Tratamento com Quiropraxia: o que é e para que serve

Tratamento com Quiropraxia: o que é e para que serve

Você sofre com dores na coluna, no pescoço e nas articulações, problemas posturais e fadiga muscular? Então a quiropraxia talvez seja o tratamento ideal para você.

Reconhecida desde 2005 como uma vertente da medicina alternativa pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a quiropraxia atua para desenvolver um tratamento completo para problemas ligados às articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo.

No Brasil, a prática é oferecida de forma gratuita pelo SUS como complemento a outros tratamentos médicos e está ganhando cada vez mais espaço por ser uma terapia com diversos benefícios.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é quiropraxia

A quiropraxia é uma técnica da medicina alternativa que estabelece relações entre o alinhamento das vértebras e algumas doenças. A partir deste conhecimento, a quiropraxia faz o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas nos nervos, músculos e ossos.

As sessões são realizadas através de um conjunto de técnicas realizadas com as mãos, buscando melhorar a flexibilidade, reduzir dores e recuperar funções normais das vértebras, músculos e ligamentos.

Para que serve a quiropraxia

Apesar de poder ser feita de forma isolada para trazer bem-estar e evitar doenças, a quiropraxia é mais conhecida por ser um tratamento complementar a outros tratamentos médicos. Ela é indicada para diversas condições, tais como:

  • Dores nos ombros;
  • Dores no pescoço;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nas costas;
  • Hérnia de disco e dor ciática;
  • Tensão muscular;
  • Problemas em articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e outras;
  • Correção de postura;
  • Lesões ou acidentes variados;
  • Fibromialgia;
  • Dor lombar.

A quiropraxia serve, principalmente, para corrigir a postura, recuperar o movimento adequado da coluna e das articulações, e para o alívio de dores locais.

As manipulações feitas pelo quiropraxista diminuem a tensão muscular a partir do aumento do fluxo sanguíneo e da diminuição da pressão arterial. A sensação é de relaxamento e bem-estar.

Falando em relaxamento, confira algumas técnicas de relaxamento para praticar em casa!

Como é feito o tratamento com quiropraxia

Antes de começar o tratamento com quiropraxia, o profissional, graduado na área, irá fazer uma avaliação completa do seu quadro clínico, constatando doenças anteriores e analisando as queixas atuais.

Esta avaliação é importante para a decisão de como seguir o tratamento e também para que tudo seja feito dentro da máxima segurança.

Dado o início do tratamento, o quiropraxista irá fazer uma avaliação da postura, analisando as articulações e verificando a flexibilidade dos movimentos corporais. A partir disso, o profissional passa a fazer uma série de manipulações na coluna, nos músculos e nos ligamentos, estimulando as articulações.

Durante esta ação, é normal ouvir “estalos”, o som é um indício de que a articulação foi restabelecida de função. Mas, dentro da quiropraxia, também existem outras técnicas com o músculo que podem ser utilizadas com a mesma finalidade.

No fim da sessão o profissional pode ainda ensinar e indicar a prática de determinados exercícios físicos para correção da postura e técnicas de relaxamento para fazer em casa.

Trabalha em home office? Veja nossas dicas para corrigir a postura!

Contraindicações

A quiropraxia só pode ser praticada por profissionais graduados e regulamentados. Quando essa questão básica é respeitada, existem poucos riscos para a saúde e os sintomas que podem acontecer após as sessões, como desconforto no local, tontura e dor de cabeça, duram no máximo 48 horas.

Mas pelo fato de ser uma terapia que manipula diretamente a estrutura óssea do paciente, a quiropraxia não é recomendada para pessoas que tenham qualquer problema de instabilidade na medula espinhal, câncer nos ossos, osteoporose, hérnia de disco grave e que usem medicamentos anticoagulantes.

Por fim, voltamos a mencionar que a quiropraxia, assim como outras terapias alternativas, é utilizada como uma terapia complementar. O ideal é procurar primeiramente um ortopedista ou reumatologista e mencionar a vontade de fazer a terapia.

Este artigo tem o objetivo de informar e disseminar conhecimento, ele não serve como diagnóstico, indicação a tratamentos ou substituição da avaliação médica. Se você estiver interessado em conteúdos como este, não deixe de conferir outros semelhantes aqui no blog da Pax Nacional!

Gostou deste conteúdo? Então, antes de ir, nos mande um feedback nos comentários. Para receber novos conteúdos em primeira mão, assine a nossa newsletter!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento