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Dicas para home office: exercícios para corrigir a postura

Dicas para home office: exercícios para corrigir a postura

Home office significa, em tradução literal, escritório em casa. Mas, em termos gerais, essa modalidade se estende para qualquer local alternativo que não seja o escritório da empresa. Se tem uma mudança causada pela pandemia do novo coronavírus é o aumento de empresas que optam pela modalidade de trabalho a distância e que, aparentemente, veio para ficar.

Seja ela aplicada para todo e qualquer serviço prestado pela empresa, ou apenas algumas funções em meio período, o fato é que ela aparece como uma oportunidade de trazer mais conforto para o funcionário e menos despesas para o empreendedor.

Mas isso não quer dizer que o home office seja a opção mais ideal para todo mundo. Quando falamos sobre a saúde dos funcionários, o home office pode significar mais dificuldades do que benefícios.

Talvez o home office seja uma experiência nova para você, pensando nisso, separamos dicas de saúde para aqueles que trabalham com essa modalidade. Continue lendo e descubra a melhor maneira de trabalhar em home office, com dicas de alongamentos para fazer em casa e exercícios para corrigir a postura.

Boa leitura!

Dicas para trabalhar em Home Office

O home office pode trazer muitos benefícios pessoais e profissionais. Enquanto trabalha em casa, você pode ter mais tempo com a família, fazer tarefas domésticas e tratar de outros assuntos entre tarefas do trabalho, não precisa lidar com estresses do dia a dia, como por exemplo o trânsito. Enquanto profissional, ganha a possibilidade de ter mais autonomia e liberdade para desenvolver sua própria rotina de atividades.

E essa é a melhor dica para trabalhar em home office: crie uma rotina. Mesmo que esteja em casa, precisa tratar as atividades como se estivesse no escritório habitual, estabelecendo horários para começar, pausar e terminar tarefas. É importante organizar um espaço confortável em que a sua atenção consiga ser mantida.

Afinal, caso não estabeleça regras e limites, o home office pode se tornar extremamente cansativo. A distração constante de familiares e outros afazeres pode lhe deixar estressado e misturar o seu local de trabalho com o local de descanso pode acarretar em dificuldades de se desligar das suas obrigações.

Algumas pessoas confundem trabalho remoto com trabalho 24 horas e, consequentemente, acumulam excesso de carga de trabalho que pode desregular o sono, causar problemas de visão por passar muito tempo em frente ao computador, problemas de coluna e levar o indivíduo para uma condição sedentária.

Uma dica importante para trabalhar em home office é respeitar os horários determinados e criar oportunidades de fuga do “local de trabalho”. Durante o horário de descanso, troque de ambiente e aproveite o momento para descansar ou manter interação social com familiares e amigos.

Dicas de saúde

Invista em um ambiente confortável

Como já mencionamos, o correto é não misturar o seu local de descanso com o local de trabalho; isso significa que é melhor não trabalhar deitado na cama. No entanto, torne o seu ambiente o mais confortável possível.

Escolha uma cadeira que evite problemas futuros na coluna, invista em uma boa iluminação para não exigir tanto dos seus olhos e se distancie de barulhos domésticos (construções, crianças e animais, por exemplo) que possam acarretar em dores de cabeça, estresse e irritabilidade.

Mantenha o sono em dia

O seu sono é um dos tópicos mais importantes na hora de cuidar da saúde. Caso não consiga terminar todas as tarefas no horário devido, não se preocupe, isso acontece. Deixe para continuar amanhã. Para conseguir uma boa noite de sono, é importante que assim que terminar o expediente, você desacelere.

Respeite seus horários

Repetimos mais uma vez: organize o seu dia para que não sinta a necessidade de extrapolar horários. Atividades prolongadas causam grande estresse e cansaço físico e mental. Faça pausas durante as tarefas e respeite o horário de descanso e de fim de expediente.

Mantenha uma boa alimentação

Aproveite que você está em casa e regule a sua alimentação. Comer refeições caseiras também significa ser mais saudável. Fuja das comidas pré prontas e dos fast foods, faça refeições leves e saudáveis, busque por alimentos com grandes cargas de energia e nutrição.

Faça exercícios e alongamentos em casa

Você precisa se movimentar. A gente não percebe, mas o ato de sair de casa, encarar o transporte público até o local do trabalho, depois sair para almoçar, voltar e caminhar pelo escritório durante o expediente, pode fazer muita falta durante o home office.

Já era pouco, mas ainda era um tipo de movimentação. Trabalhar em casa pode acarretar um sedentarismo total e isso é perigoso. Durante as suas pausas de 10 a 15 minutos, faça alongamentos. Se possível, crie uma rotina de exercícios, antes ou depois do trabalho.

Se administrar os horários é uma dificuldade, existem muitos exercícios que podem ser feitos em casa. O importante é se movimentar!

Saúde física caminha junto com a saúde mental

Tudo o que já mencionamos irá ajudar a sua saúde mental, mas você pode fazer mais. Olhe para si mesmo com carinho, se não estiver se sentindo mentalmente bem, você deve se cuidar procurando a ajuda de um profissional.

Sempre priorize a sua saúde mental aos deveres e tarefas do trabalho. A sobrecarga mental é um dos grandes empecilhos para uma boa produtividade, então mesmo que você esteja preocupado com o trabalho, não vale a pena colocar a sua saúde em risco.

Exercícios para corrigir a postura

Se você chegou até aqui, é porque entende que o home office pode ser estressante para nossa mente e corpo. Então, além das dicas de saúde e das dicas para trabalhar em home office, separamos alguns exercícios rápidos para corrigir a postura e prevenir contra dores e problemas na coluna.

Para os exercícios a seguir, você irá precisar de um tapete ou colchonete para colocar entre você e o chão. Veja a seguir:

1) Fique deitado de barriga para baixo com os braços e as pernas estendidas. Os braços devem ficar posicionados ao lado do corpo. Depois, eleve os braços e a cabeça do chão, contraindo as costas. Repita o movimento devagar, cerca de 5 vezes.

2) Ainda deitado de barriga para baixo, com a ajuda dos braços, eleve o tronco do chão, mantendo os braços esticados.

3) A partir da posição anterior, sente-se sobre os calcanhares, mantendo os braços esticados à frente do corpo e as costas alongadas. Empurre os braços contra o chão para manter as costas o mais alongada possível. Mantenha essa posição durante 30 segundos a 1 minuto.

4) Agora você vai tentar criar a posição de uma “pirâmide” com o seu corpo. Com as mãos e os pés no chão, eleve apenas o tronco, ficando em posição de “v” invertido. Veja a imagem a seguir:

https://i.pinimg.com/736x/e5/8a/aa/e58aaace36fb0b5bdaf9950d307fd420.jpg

5) Virada com a barriga para o chão, mantenha o corpo reto e eleve o tronco com o apoio das mãos nos chão. Os braços devem ficar esticados. Mantenha essa posição durante 30 segundos a 1 minuto.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de saúde para trabalhar em home office. Quer colocar outras dicas em prática e manter uma rotina saudável? Continue acompanhando o blog da Pax Nacional!

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