Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Comida congelada: conheça os riscos à saúde

Comida congelada: conheça os riscos à saúde

A correria do dia a dia fez com que criássemos alternativas às refeições preparadas em casa. Uma dessas alternativas são as comidas congeladas. Elas são práticas e saborosas, não é atoa que cada vez mais as pessoas optam por elas. No entanto, elas também podem trazer problemas para a nossa saúde.

Seja comprando de grandes marcas, pequenos empreendedores ou congelando um pouco da comida preparada no final de semana, guardar algumas refeições no freezer se tornou uma saída prática para aqueles que não podem cozinhar todos os dias.

Mas chamamos a atenção, principalmente, para as comidas congeladas compradas no supermercado. O consumo frequente desses alimentos podem se tornar um hábito nada saudável. Isso porque as grandes indústrias se utilizam de substâncias químicas para aumentar o sabor e o prazo de validade.

Isso quer dizer que as comidas preparadas em casa e congeladas para outros dias estão livres de preocupação? Não, e tem a ver com a conservação destes alimentos. Mas não se preocupe, neste artigo vamos falar sobre os riscos e te ensinar a conservar as suas refeições. Continue com a gente.

Quais os perigos da comida congelada?

O perigo começa justamente com o processo de congelamento. Muitos alimentos perdem a qualidade e sua carga nutritiva. Quando falamos sobre os industrializados a situação piora, pois normalmente se utilizam de conservantes e excesso de sal para garantir o sabor do alimento e conservar ele por mais tempo que o normal.

Além disso, normalmente estes são alimentos que possuem uma grande carga calórica e alto teor de sódio. O consumo exacerbado deste tipo de refeição pode causar problemas relacionados ao intestino e ao coração.

A seguir, vamos indicar os principais problemas de saúde ocasionados pelo consumo em longo prazo de refeições congeladas.

 Aumento de peso

Devido a grande quantidade de sódio, gorduras saturadas e conservantes, o primeiro sinal que você provavelmente irá perceber é um aumento significativo no seu peso.

Além disso, por conta dos conservantes e excesso de sal, os alimentos possuem poucos nutrientes. Por isso, não saciam completamente um adulto, o que faz com que a vontade de comer, e a quantidade de comida em uma refeição seja maior do que normalmente seria.

Aumento da pressão arterial

Outro problema causado pelo alto teor de sódio, o aumento da pressão arterial é um grande perigo para a nossa saúde. A pressão arterial é a força com que o sangue é impulsionado contra as paredes das artérias, ou seja a pressão alta faz com que o coração tenha que exercer mais força ao bombear o sangue para o resto do corpo.
Está diretamente relacionado à problemas no sistema nervoso, sistema cardiovascular e nos rins. É o principal fator de risco para AVC, infarto, aneurismas, insuficiência renal e cardíaca.

Colesterol alto

Mais uma vez, culpe as gorduras saturadas. São elas as grandes culpadas pelo o aumento do colesterol ruim.

A aterosclerose é o principal risco criado pelo colesterol alto. Ela consiste no acúmulo de gorduras no sangue, diminuindo o tamanho interior dos vasos sanguíneos e obrigando o coração a fazer mais força.

Outras complicações são: AVC, pressão alta, insuficiência cardíaca e infarto.

Problemas gastrointestinais

Principalmente pelo alto teor de substâncias químicas, como conservantes e corantes, estes alimentos também podem causar irritação no estômago, ou ainda pior, podem causar o câncer de cólon.

Isso acontece porque além destas substâncias, como já dito aqui, a comida congelada perde significativamente o seu teor nutritivo. Esta redução da absorção de vitaminas no intestino nos deixa com baixa imunidade e fracos.

Como conservar os congelados

Caso você esteja se perguntando sobre as refeições preparadas em casa, e então congeladas, o grande perigo delas está na maneira de conservação.
Um mito muito disseminado por aí, é o de que comidas congeladas não estragam. Mas, por mais que o freezer seja capaz de aumentar o prazo de validade de uma comida, isso não significa que você pode consumir estes alimentos em qualquer momento mais tarde.

A maneira mais segura de conservar as suas refeições é em freezer com temperatura média de -10º C, e atentar para consumir o alimento até três meses após o preparo.

Atenção: as comidas não podem ser congeladas duas vezes. Não só pela perda de nutrientes, mas também pela possibilidade de contaminação por bactérias, o que é um sério risco à saúde.

Nem todos os alimentos podem ser congelados. Alimentos de consumo imediato por exemplo, como a maionese, não terão o seu prazo de validade aumentado. Irão estragar de qualquer forma.

Outros alimentos demandam mais cuidados. Se você for congelar frutas, higienize-as bem e tire os caroços. Hortaliças devem passar por um choque térmico (para isso: lavar, ferver e resfriar logo em seguida) e depois congeladas em recipiente previamente higienizado.

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos dar o seu feedback. O nosso blog está repleto de conteúdos como este, sobre saúde, assistência familiar, bem-estar, qualidade de vida e muito mais. Continue nos acompanhando e assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento