Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Hidratação no verão: bebidas e alimentos indicados

Hidratação no verão: bebidas e alimentos indicados

Chegamos naquela época especial do ano; muita praia, calor, mar e diversão com a família e os amigos. Mas, com a chegada do verão e suas altas temperaturas, a nossa saúde e bem-estar podem precisar de cuidados extras. Durante esta estação, é comum as pessoas, principalmente os idosos, apresentarem problemas decorrentes do excesso de calor, como a desidratação.

Em condições normais, é estimado que uma pessoa adulta perca, em média, 2 litros de água por dia, por vias naturais como o suor, a urina e as fezes. Por isso, a recomendação geral é que essa reposição seja feita com o consumo diário de 2 litros de água. No verão essa estimativa é ainda maior.

Mas essa água não precisa ser consumida, necessariamente, em sua forma pura. Alimentos como frutas, vegetais e outros líquidos como o próprio suco de fruta, a água de coco e as bebidas isotônicas, são extremamente hidratantes e funcionam também para a reposição da água no organismo.

A desidratação pode, portanto, ser facilmente evitada com uma série de cuidados, que podem e devem ser tomados também durante as outras estações. A seguir você irá encontrar informações sobre os sintomas da desidratação e os principais alimentos e bebidas para evitar a condição. Continue com a gente!

Quais são os sintomas da desidratação?

A desidratação é causada pela falta de água no organismo. Quando perdemos mais água do que ingerimos, a funcionalidade natural do nosso corpo começa a apresentar deficiências que vão se agravando quanto menos água tivermos no corpo.

O primeiro estágio é representado pela pouca quantidade de urina, a pele murcha, e a sede extrema combinada à boca seca.

Ao piorar a condição, essa falta de líquidos pode começar a afetar o funcionamento cognitivo e cardíaco. Podemos sentir sonolência e cansaço, dores de cabeça e tonturas.

Já em casos muito graves, podemos ter confusão mental e delírios, além do aumento da frequência respiratória e cardíaca, podendo levar à perda de consciência.

Por que os idosos precisam de cuidados especiais?

Os idosos sofrem mais do que as outras gerações com a desidratação pois o processo de envelhecimento causa uma alteração natural na quantidade de água no corpo. Como essa quantidade já é baixa, a combinação do aumento da exposição solar com as altas temperaturas agrava o quadro.

Além disso, idosos possuem menos sensibilidade e muitas vezes não reconhecem os sintomas até que a situação já tenha se agravado. Os sintomas da desidratação são os mesmos na terceira idade, porém podem ser confundidos com os efeitos colaterais de remédios de uso comum durante a velhice, como os remédios para incontinência urinária.

Além do consumo de cerca de 2 litros de água por dia, é recomendado também que os idosos não peguem sol depois das 10 horas e nem antes das 17 horas, usem roupas leves e nunca se esqueçam dos chapéus ou bonés.

Melhores formas naturais de hidratação

Água

Vital para nossa saúde e bem-estar, consumir cerca de 2 litros de água deve se tornar um hábito diário, independente da estação do ano ou da temperatura do dia.

A água não é essencial apenas para a hidratação, ela mantém o organismo em equilíbrio, diminuindo a densidade do sangue, regulando a temperatura corporal, desintoxicando, reduzindo as infecções e ajudando na digestão e absorção de alimentos.

Água aromatizada

Algumas pessoas podem encontrar dificuldade em tomar os 2 litros de água pura. Isso não é um problema, o consumo dessa água pode ser feito por meio de outros líquidos e alimentos.

Uma maneira bem natural e o mais próximo da forma pura da água, é fazer uma combinação refrescante com ervas, especiarias e frutas. A água aromatizada permite fazer combinações diversas e realmente saborosas.

Você pode combinar hortelã e limão siciliano, canela em pau e laranja, manjericão, limão e gengibre, entre muitas outras especiarias e frutas. Além de se manter hidratado, você ainda garante todos os outros benefícios das propriedades dos ingredientes.

Água de coco

Os benefícios da água de coco fazem com que ela seja considerada um “isotônico natural”. Rica em sais minerais e nutrientes, apresenta altas doses de potássio, sódio, cálcio, magnésio e vitamina C.

É ideal para repor os sais perdidos durante as atividades físicas. Além, é claro, de ser deliciosa, refrescante e completamente natural.

Suco de frutas

O suco de frutas é uma opção deliciosa para repor vitaminas, enzimas, aminoácidos e sais minerais.

Prefira os sucos completamente naturais, que consigam preservar as fibras da fruta. Procure também adicionar folhas verdes à receita.

Mas não exagere, evite tomar muitos copos por dia, afinal o excesso de frutose, presente no suco de frutas, também pode ser prejudicial graças ao seu alto teor de açúcar.

Bebidas isotônicas

Se não puder ser de forma natural, não há nada de errado em apostar nas bebidas isotônicas fabricadas. Elas foram desenvolvidas especialmente para atletas, justamente para a reposição de líquidos e sais minerais perdidos com o suor durante o treinamento físico.

Também é possível produzir uma bebida isotônica em casa, basta adicionar 1 colher de sopa de açúcar, ¼ de uma colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de suco de laranja e limão e 1 copa de água bem gelada. Misture bem e estará pronta para o consumo.

Melancia e outras frutas

A melancia é considerada uma das frutas com maior quantidade de água na sua composição. Pouco calórica e diurética, essa fruta ainda dá ânimo e previne doenças cardiovasculares.

O suco de frutas com a melancia também é considerado um dos mais saudáveis pelo seu baixo teor calórico e o fornecimento de vitamina C, potássio e carboidratos.

Outras frutas ótimas para o verão, com mais de 90% de água na sua composição, são: acerola, abacaxi, kiwi, melão, morango e manga.

Pepino e outros vegetais

Falando sobre os vegetais que são majoritariamente formados por água, o pepino é o principal. A água do pepino oferece nutrientes para as células que ajudam no controle da temperatura corporal.

Possui função mineralizante que elimina impurezas e oferece fósforo, potássio, cálcio e enxofre para o organismo.

Outros vegetais que também podem ser adicionados à lista são: tomate, cenoura, espinafre, abobrinha, couve-flor, pimentão e agrião. Todos possuem cerca de 85% de água em sua composição.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Durante o verão também costumamos festejar mais e abrir espaço para as bebidas alcoólicas. Elas podem até refrescar no momento, mas elas não hidratam.

Pelo contrário: são diuréticas. Isso faz com que o corpo perca ainda mais líquidos, contribuindo para a desidratação.

Portanto, caso consuma bebidas com álcool, redobre os cuidados e as doses de água pura. Desta forma você poderá curtir sem precisar se preocupar.

Não é a toa que o verão é a estação preferida de muitos, ele nos traz sol, calor, folia e muita diversão. Para não perder todas essas coisas boas, invista na sua saúde e bem-estar, lembre-se que a hidratação é fundamental durante o dia todo, inclusive durante a noite.

Você gosta deste tipo de conteúdo? O blog da Pax Nacional está repleto de artigos neste estilo. Você já leu nossa matéria sobre os cuidados com a pele durante o verão? Você pode conferir aqui.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento