Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Dor ciática: o que causa e como aliviar

Dor ciática: o que causa e como aliviar

Você por acaso sente dores que se iniciam no final da coluna e correm pelas coxas? O que você sente é chamado de dor ciática e é uma consequência da inflamação do nervo ciático.

Este nervo está localizado no final da coluna, passando pelos glúteos, pela parte posterior da coxa e terminando no joelho. Por toda essa trajetória, é possível sentir dor, formigamento, pontadas e choques elétricos. Pode sentir também dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao caminhar.

A dor pode ser prevenida com remédios e exercícios de alongamento indicados pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta. Mas o que causa a inflamação deste nervo? Neste artigo vamos te explicar porque você sente dor nesta localização e o que pode fazer para aliviar.

Boa leitura!

O que causa a inflamação do nervo ciático

A dor ciática é causada pela inflamação do nervo ciático, e essa inflamação se dá pela tensão ou contratura do nervo. Isso pode acontecer com pessoas que possuem hérnia de disco lombar, com pessoas que praticam muitos exercícios físicos e com pessoas sedentárias, que não alongam a região.

Em caso mais incomum, atingindo apenas 8% da população mundial, a dor ciática pode ser causada pela síndrome do piriforme, quando as fibras do nervo passam por dentro do músculo piriforme, tensionando e comprimindo o nervo. Como consequência, o principal sintoma é a sensação de dormência ou formigamento.

Tratamento para nervo ciático

Existem muitos tratamentos para o nervo ciático, a escolha do profissional se dá a partir da extensão do problema. Podem ser considerados o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo fisioterapia. As principais opções são:

  • Tratamento medicamentoso: o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo complexos de vitamina B podem ser recomendados.
  • Massagem terapêutica: a massagem na região, combinada ao uso de hidratantes e óleos essenciais, pode ser uma ótima opção de tratamento caseiro, aliviando a compressão do nervo.
  • Exercícios e alongamentos: o sedentarismo é uma das principais causas da dor ciática, por isso, deve-se iniciar o tratamento com alongamentos e, mais tarde, adicionar exercícios de fortalecimento muscular.
  • Acupuntura: uma forma de tratamento alternativo é a realização de sessões de acupuntura e reflexologia, onde os músculos são esticados, tracionando de forma a estalar as articulações.
  • Cirurgia na coluna: esta opção é reservada para casos mais graves, visto que uma cirurgia na coluna deve ser evitada ao máximo. Mas, quando há hérnia de disco e os tratamentos acima não funcionam, uma opção é a retirada do disco vertebral e colar uma vértebra na outra.

Exercícios para o nervo ciático

Uma das formas mais fáceis de evitar a dor ciática é criando uma rotina de exercícios e alongamentos que estique os músculos das pernas e da coluna. Veja a seguir 3 exemplos de exercícios:

  1. Ponte: neste exercícios você irá estabilizar o core trabalhando os glúteos, a lombar e o abdômen. Deite-se de barriga para cima com os braços alinhados ao corpo, dobre os joelhos com os pés apoiados no chão, contraia os glúteos e o abdômen, e eleve o quadril do chão até que o corpo forme uma linha reta dos joelhos à cabeça.
  2. Elevação de pernas: deite-se no chão com as pernas dobradas e apoiadas ao chão. Eleve as pernas em direção ao abdômen, formando um ângulo de 90º. Mantenha elas nesta posição por cerca de 5 segundos, contraindo o abdômen e os glúteos. Faça três séries com 10 repetições cada.
  3. Almofada entre os joelhos: deite-se de barriga para cima com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque uma almofada entre os joelhos e contraia as pernas, o abdômen e os glúteos por cerca de 5 segundos. Repita pelo menos 5 vezes.

Veja exercícios para a postura durante o home office.

Percebeu como esses exercícios são simples e podem ser feitos em qualquer lugar? Lembre-se que o melhor remédio é a prevenção e crie uma rotina com esses exercícios, adicionando alguns alongamentos para a região.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira outras dicas de saúde e bem-estar aqui no blog da Pax Nacional!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber novidades do blog em primeira mão. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento