Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

Passo a passo da limpeza de pele caseira

Passo a passo da limpeza de pele caseira

A limpeza facial elimina impurezas deixando a pele mais saudável e garantindo a sua beleza natural. Apesar de existirem tratamentos específicos, que cuidam da pele mais profundamente e são feitos de forma profissional por dermatologistas e esteticistas, a limpeza de pele não precisa ser algo caro e eventual.

É possível fazer uma boa limpeza de pele de forma caseira, utilizando produtos naturais e máscaras caseiras, transformando o passo a passo em uma rotina de autocuidado.

A frequência e os cuidados essenciais, no entanto, variam de acordo com o tipo de pele do indivíduo. Por exemplo, se a sua pele é normal a seca, é aconselhado fazer a limpeza de pele profunda 1 vez a cada 2 meses. Mas se sua pele é oleosa, o tempo entre cada limpeza é menor, podendo ser feita pelo menos 1 vez por mês.

Veja a seguir o nosso passo a passo para uma boa limpeza facial caseira:

6 passos da limpeza de pele

Antes de começar a sua limpeza, fique atento para certos cuidados que você deve tomar após a sua rotina.

É importantíssimo evitar a exposição solar, pelo menos 48 horas depois do tratamento, prevenindo manchas e irritação. Além disso, o protetor solar e a ingestão de água são os seus dois melhores amigos. Ambos garantem uma boa hidratação da pele.

Outro cuidado fundamental é ser delicado com a sua pele e evitar utilizar produtos que não estão de acordo com o seu tipo de pele. Não tomar esse cuidado pode, além de diminuir a eficácia da limpeza, causar descamação e vermelhidão.

1. Remover as impurezas superficiais

O primeiro passo é utilizar um sabão neutro e um demaquilante (em caso de uso de maquiagem) para remover as impurezas superficiais, como a própria maquiagem, excesso de oleosidade e resquícios de poluição.

Deve-se fazer isso de forma delicada, massageando gentilmente a face. Depois, seque o rosto com uma toalha seca e limpa.

Esse passo é muito importante para desobstruir os poros e fazer com que o próximo passo seja efetivo e não cause o efeito oposto.

2. Abrir os poros

Abrir os poros é importante para facilitar a remoção de cravos e impurezas mais profundas.

Para isso, você pode utilizar, com cuidado, a vaporização. Para fazê-lo, deve-se adicionar água fervente em uma bacia e, em seguida, aproximar o rosto do vapor da água, por cerca de 5 a 10 minutos. Cuidado para não se aproximar tanto e causar queimaduras.

Para aumentar a eficácia, você pode utilizar uma toalha para cobrir a cabeça, de modo que cubra também a bacia. Desta forma, você conseguirá concentrar mais a vaporização no seu rosto.

3. Esfoliar

Com os poros abertos, você terá mais acesso para a remoção de impurezas, pele morta e cravos. É nesta etapa, portanto, que entra a esfoliação, que pode ser feita com produtos cosméticos ou com receitas naturais.

Para esfoliar de forma segura e não causar nenhum tipo de dano à pele, coloque apenas um pouco de esfoliante em um algodão ou diretamente na mão e massageie, suavemente, toda a pele do rosto com movimentos circulares.

Dê uma atenção especial para as áreas que costumam acumular mais sujeira, como a “zona T” (testa, nariz e maçã do rosto), mas cuidado para não esfoliar a pele mais sensível ao redor dos olhos.

Depois de esfoliar, enxágue com água morna.

4. Aplicar uma máscara

Agora que sua pele já está limpa, é importante acalmá-la e uma máscara de limpeza de pele caseira pode ajudar. Além de promover uma hidratação mais profunda, ela trará uma sensação calmante e ajudará na maciez da pele.

Você pode utilizar várias receitas caseiras, que incluem o aloe vera, mel, iogurte e muitos outros ingredientes.

Seja qual for a máscara utilizada, caseira ou não, é importante que ela seja espalhada por todo o rosto exceto a área em volta dos olhos, como pálpebras e olheiras. Deixe agir por cerca de 10 a 20 minutos e então enxágue com água fria, para secar utilize uma toalha limpa.

5. Tonificar

A tonificação é importante para refrescar a pele e manter o pH da pele balanceado. O tônico facial irá fechar os poros e ajudar a manter a pele hidratada.

Para este passo, você pode utilizar um produto cosmético específico para o seu tipo de pele. Coloque um pouco em um algodão, aplique em todo o rosto e deixe secar naturalmente.

Algumas pessoas gostam de usar gelo como uma opção mais natural. Apesar do gelo ajudar a fechar os poros, ele não tem o mesmo efeito de um tônico e precisa ser manuseado com cuidado, mas não machucar a pele.

6. Hidratar

O último passo é a hidratação. Aplique uma fina camada do creme ou sérum hidratante de sua preferência. Indicamos que seja um produto que já venha com protetor solar. Caso não seja, não se esqueça de aplicar uma camada de protetor depois do hidratante.

Depois deste passo, fica a seu critério utilizar outros cremes para áreas específicas do rosto, como as olheiras. Muitas pessoas também gostam de utilizar um creme antienvelhecimento diurno ou noturno, por exemplo.

Seja qual for a sua preferência, é importante deixar claro que uma limpeza de pele caseira e simples, como a que citamos no artigo, é o suficiente para deixar a sua pele limpa, saudável e bonita.

Por aqui no blog da Pax Nacional, damos várias dicas que combinam saúde e beleza. Não deixe de conferir!

Antes de ir embora, deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog em primeira mão. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br