Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

4 chás desintoxicantes para limpar o organismo

4 chás desintoxicantes para limpar o organismo

Você já deve ter ouvido falar sobre os chás desintoxicantes que são divulgados por aí como sendo milagrosos para o emagrecimento. Existem sim, chás desintoxicantes para limpar o organismo, mas esqueça essa história de emagrecer.

O que estes chás fazem, de fato, é auxiliar o fígado na excreção de substâncias tóxicas do organismo, a partir do efeito diurético presente nos ingredientes. Como resultado da expulsão das toxinas, é possível diminuir a sensação de inchaço e peso.

Então, esses chás são, na verdade, muito saudáveis e utilizados como medicina alternativa, visto que o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, e potencializado ajuda no combate de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico.

Exagerou na comida? Então você precisa conhecer quatro receitas de chás para desintoxicar o organismo que separamos para você!

Continue lendo.

Dieta detox: o que é e como fazer

A dieta detox nada mais é do que o consumo de alimentos que fazem esse papel de ajudante do fígado, evitando a intoxicação do organismo. Além de ajudar o fígado, uma alimentação desintoxicante irá auxiliar no trabalho dos rins, permitindo a diminuição da retenção hídrica e melhorando a circulação sanguínea, e irá facilitar o trabalho do intestino.

Além do consumo dos chás, que ainda iremos citar neste artigo, é importante evitar alimentos com cafeína, açúcar, álcool, conservantes, corantes e adoçantes. Essas são as principais substâncias que intoxicam o fígado e exigem um trabalho maior por parte deste órgão.

Uma dieta detox nada está relacionada com o uso de laxantes e outros produtos que agridem o corpo. Pelo contrário, essa dieta é baseada, principalmente, no consumo de frutas, legumes e verduras.

Alimentos como coentro, alho, abacaxi, aspargos, couve e alcachofra, são ótimos para manter o organismo.

Receitas de chás

Estes chás podem ser consumidos quentes ou gelados, pelo menos uma vez ao dia. Eles oferecem diversos nutrientes antioxidantes que protegem o organismo do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas. Ou seja, são tudo de bom!

Como prometido, a seguir iremos passar quatro receitas caseiras de chás desintoxicantes:

1. Chá de hibisco

O hibisco é um poderoso diurético, capaz de combater prisão de ventre e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Além desta ação protetora no fígado, o chá de hibisco também é muito apreciado no campo espiritual, utilizado para eliminar vícios e aumentar a concentração e a libido.

Para conseguir manter as propriedades da flor, quando a água começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo e em seguida acrescentar as flores de hibisco, tampando o recipiente e deixando repousar por pelo menos 10 minutos.

Você irá precisar:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco seca;
  • 300 ml de água fervente.

2. Chá de erva-doce

A principal ação da erva-doce é a ação diurética, sendo utilizado para purificar e desintoxicar o corpo. No âmbito espiritual, a erva-doce é utilizada para atrair coragem, otimismo e aumentar o sentimento do amor-próprio. A erva-doce, no entanto, não pode ser utilizada caso você tenha úlcera duodenal ou gástrica, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.

Para preparar o chá, basta colocar a erva-doce em uma panela e acrescentar a água fervente. Deixe a panela tampada por pelo menos 10 minutos.

Você irá precisar:

  • 2 colheres (sopa) de sementes de erva-doce
  • 500 ml de água fervente

3. Chá de boldo

O chá de bolso não auxilia apenas o fígado, ele também é muito indicado para agir contra males e distúrbios do trato digestivo, manifestações reumáticas e inflamações urinárias. É considerado um poderoso antioxidante e é utilizado no âmbito espiritual como um calmante.

Para aproveitar todos esses benefícios, a folha do boldo deve ser disposta na água já fervente, deixando a mistura abafada por cerca de 10 minutos.

Você irá precisar:

  • 1 colher (sopa) de folhas de boldo
  • 2 copos (americanos) de água fervente

4. Chá de alcachofra

Como já citamos anteriormente, a alcachofra é uma poderosa opção para a desintoxicação do organismo, visto que ela tem propriedades protetoras e regenerativas do fígado. É comumente utilizada como medicina alternativa para a prevenção de doenças como hepatite, diabetes, insuficiência hepática e o sobrepeso.

Coloque as folhas da alcachofra em uma panela com a água já fervendo e deixe a mistura ferver por mais 5 minutos. Coe e sirva. Se achar necessário, você pode utilizar um pouco de mel ou stevia para adoçar.

Você irá precisar:

  • 1 colher (sopa) de folhas de alcachofra ou alcachofras fatiadas
  • 1 xícara de água fervente

 

Quer mais receitas como estas? O blog da Pax Nacional está recheado de conteúdos semelhantes sobre saúde, beleza e bem-estar. Não deixe de conferir!

Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br