Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

10 sinais físicos de que você está muito estressado

10 sinais físicos de que você está muito estressado

Enganam-se aqueles que acham que o estresse excessivo pode ser descrito apenas como “irritação” e “cansaço”. O estresse está cada vez mais presente na nossa rotina e, fisiologicamente falando, é impossível fugir de picos de estresse ao longo do dia.

Mas, se o estresse está em todo lugar, porque devemos nos preocupar com ele? Sim, o estresse é uma reação natural do corpo humano, mas ele não deve ser excessivo e muito menos crônico, como temos visto de forma cada vez mais comum.

Quando ele se torna crônico ele passa a se manifestar de diversas maneiras e atrapalha a nossa qualidade de vida, afetando tanto nossa saúde mental, quanto física.

Quer saber se você anda muito estressado? Veja os sinais de estresse no corpo e fique atento a essa possibilidade.

O que é o estresse

Podemos dizer que o estresse é uma reação normal do corpo humano a situações que possam ser prejudiciais ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol, o que deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir.

Alguns sintomas do estado de estresse são a aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, por exemplo. Nem todo estresse é ruim e todos nós sentimos estresse em pequenas doses diariamente; não há nada de errado nisso.

O problema é quando o estresse se torna um estado recorrente, ou até mesmo crônico, fazendo com que os níveis de cortisol sejam bem mais altos do que o nosso corpo está preparado para aguentar. Como consequência, o nosso organismo fica desequilibrado e diversos sintomas, físicos e psicológicos, começam a se manifestar.

Mas o que causa o excesso de estresse? O estresse pode ser causado por situações do dia a dia, tais como trânsito, preocupações, brigas e problemas no trabalho, mas também pode ser desencadeado por distúrbios psicológicos, como a ansiedade, depressão e traumas. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda de um profissional da saúde mental.

Veja também: 3 atividades que ajudam a desestressar!

Sinais de estresse no corpo:

Como mencionamos anteriormente, o estresse pode afetar todos os aspectos da nossa vida, inclusive o nosso bem-estar físico. Nenhuma parte do corpo está imune e como não falamos muito sobre o assunto, muitas pessoas não conseguem reconhecer alguns dos sintomas.

Então, se você está apresentando os sinais que iremos citar abaixo, está na hora de você considerar a possibilidade de estar muito estressado e buscar discutir com um psicólogo ou com um médico.

Veja quais são os sintomas físicos do estresse:

1. Queda na imunidade

Você fica doente ou gripado com frequência? O estresse pode ser o culpado. O excesso de produção de cortisol é capaz de suprimir as respostas do sistema imunológico, deixando o nosso organismo sem defesas e o tornando mais suscetível a infecções.

Quando temos uma queda na imunidade, podemos perceber uma série reações do nosso corpo. Dito isso, o estresse é apenas uma peça do quebra-cabeça que é o nosso sistema de defesa. Ou seja, se você sentir a sua imunidade baixa, o ideal é buscar atendimento médico para descobrir a origem do problema.

2. Dores de cabeça constantes

Sabe aquela dorzinha de cabeça chata que aparentemente não passa nem com analgésicos comuns? Ela pode ser consequência dos altos níveis de estresse.

Isso acontece porque durante picos de estresse tendemos a tensionar nossos músculos. Então a dificuldade de relaxar faz com que nem mesmo os medicamentos sejam eficientes.

Além do cansaço físico, o cansaço mental ocasionado pela preocupação constante e o trabalho para buscar soluções também podem causar dores de cabeça.

3. Acne

Um dos primeiros locais do corpo a apresentar sinais de estresse é a pele. A acne, tão conhecida dos adolescentes, pode se tornar uma pedra no sapato também dos adultos, entre 18 e 41 anos.

Isso acontece porque, como citamos anteriormente, o estresse é capaz de danificar a nossa maior camada protetora, o sistema imunológico. A barreira de proteção microbiota presente na nossa pele é danificada e se torna incapaz de nos proteger contra a poluição, o clima seco e substâncias que possam causar alergias e irritações.

Além da acne, o estresse ainda pode causar dermatite atópica e urticária. Doenças autoimunes, como o vitiligo e a psoríase, também podem ser agravadas por picos de estresse.

Veja também: Passo a passo da limpeza de pele caseira!

4. Queda na libido

O estresse provoca um gasto elevado de energia, o que faz com que você se sinta cansado e esgotado. Como consequência direta, o seu apetite sexual também sofre consequências.

As pessoas ficam sem disposição e podem experimentar menos excitação quando comparadas à situações normais. Os homens podem ter dificuldade de ereção e as mulheres dificuldade na lubrificação.

5. Problemas digestivos

Diarreia, constipação, queimação, distensão abdominal, náuseas, gastrite e úlceras. O sistema digestivo é outro que é diretamente afetado pelos altos níveis de cortisol no organismo.

Isso porque a situação de nervosismo eleva a produção de suco gástrico, que por sua vez eleva a acidez do estômago, aumentando a sensibilidade na região.

Da mesma forma, pode causar inflamação das vilosidades intestinais, interferindo no bom funcionamento do intestino. Picos de estresse estão sendo considerados, inclusive, uma das principais causas da síndrome do intestino irritável.

6. Alterações no sono

Dormir pouco ou dormir demais, acordar e sentir que não descansou nada, entre outras alterações. O sono é um dos primeiros aspectos afetados pelo estresse. Isso porque, mesmo que o corpo esteja cansado, é a mente que deve repousar na hora do sono e isso é difícil quando a mente está trabalhando a mil por hora graças aos altos níveis de adrenalina e cortisol.

Muitas vezes a pessoa até consegue pegar no sono, mas os pensamentos são descoordenados, impedindo um sono profundo e ocasionando pesadelos.

É importante fazer alguns exercícios de relaxamento da mente antes de se deitar.

Veja as nossas dicas: 06 Técnicas de Relaxamento para a Ansiedade!

7. Queda de cabelo

Durante os períodos de estresse, o organismo tem um aumento na produção de estriol. Essa substância bloqueia a entrada de nutrientes na região capilar, fazendo com que os fios se tornem fracos e tenham uma “morte” prematura.

É claro que existem muitas outras causas para a queda de cabelo e portanto deve-se investigar. É preciso também saber identificar quando a queda é demasiada.

A queda de cabelo é um processo natural do couro cabeludo que está constantemente se renovando. É normal perder cerca de 100 fios por dia e por isso pessoas com cabelos longos podem acabar percebendo essa queda muito mais. Mas a forma mais eficiente de saber se está perdendo muito cabelo é observar o couro cabeludo e não os fios no chão.

Veja também: As principais causas e tratamentos para queda de cabelo!

8. Alterações no apetite

A comida pode ser um grande alívio ou um grande incômodo durante os períodos de estresse. O estresse ocasiona aumento da grelina, que é um hormônio gástrico responsável pelo aumento do apetite e é por isso que algumas pessoas compensam o nervosismo comendo muito, principalmente alimentos altamente calóricos.

Por outro lado, existem também pessoas que não conseguem comer durante crises de nervosismo por conta de enjôos.

Apesar de parecer inofensivo, é preciso ter cuidado com esse sinal. Quando o estresse é prolongado, o quadro pode se agravar e a pessoa pode desenvolver compulsão alimentar.

9. Bruxismo

Lembra que falamos sobre a tensão dos músculos durante os picos de estresse? Você pode estar tensionando ou até mesmo rangendo os dentes de forma involuntária, sem ao menos perceber.

Além da dor na mandíbula e dentes, você pode estar sentindo também dores de cabeça.

Para solucionar esse problema, além de buscar atividades para desestressar, talvez seja necessário marcar uma consulta com o seu dentista e pedir uma plaquinha para bruxismo.

10. Suor excessivo

Talvez não seja o desodorante que esteja vencido, talvez você realmente esteja suando excessivamente e o estresse é uma das possíveis causas.

O suor é uma das consequências dos altos níveis de adrenalina no corpo. Mesmo que você não esteja se movimentando, por seu corpo estar em estado de alerta, ele continua gastando muita energia, o que produz o suor.

Não tem como fugir por completo do estresse, afinal ele é um processo e reação natural do nosso corpo diante de situações rotineiras e do dia a dia. Mas é possível evitar que ele se torne crônico, causando todas essas problemáticas na nossa qualidade de vida.

Mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos diariamente, faça psicoterapia, aprenda a respirar melhor e cerque-se de pessoas que te fazem rir.

Aqui no blog da Pax Nacional estamos sempre entregando conteúdos com dicas para melhorar a sua saúde mental e física, além do bem-estar em geral. Não deixe de conferir!

Gostou deste conteúdo? Então, antes de ir, nos mande um feedback nos comentários. Para receber novos conteúdos em primeira mão, assine a nossa newsletter!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento