Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Como se tornar um doador de sangue

Como se tornar um doador de sangue

O Brasil está abaixo do índice ideal quando falamos sobre doação de sangue. Segundo a OMS, pelo menos 3% dos brasileiros deveriam ser doadores para que o estoque esteja sempre seguro, sem o risco de escassez.

Infelizmente, o número de brasileiros doadores não passa dos 1,8% da população e, segundo a Fiocruz, durante a pandemia do novo coronavírus esse índice chegou a cair.

A doação de sangue é um ato completamente voluntário e de extrema generosidade. Você sabia, por exemplo, que com apenas uma doação você pode salvar a vida de 4 pessoas? Infelizmente poucas pessoas sabem da importância desta ação e, muitas vezes, não sabem como se tornar um doador de sangue.

Portanto, neste artigo vamos te entregar o passo a passo para ser um doador. Continue com a gente!

Passo a passo para ser um doador

Requisitos para doar

Para não acabar perdendo a viagem, antes de ir doar é melhor estar a par de todos os requisitos para se tornar um doador. De fato existe uma série de restrições que podem desconsiderar o indivíduo como doador.

Você precisa ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens a partir dos 16 anos podem doar com o consentimento formal e o acompanhamento de um responsável legal.

Você não pode doar caso não tenha passado o intervalo mínimo entre as doações. Para os homens, esse intervalo é de 60 dias, para as mulheres é 90 dias.

Outras restrições estão relacionadas a comportamentos que o Ministério da Saúde entende como sendo de “risco”, deixando o indivíduo exposto a infecções e doenças transmissíveis.

Nesta lista estão inclusos o uso de drogas ilícitas, prostituição, ter sido uma vitima de estupro, ter feito tatuagens e piercings recentemente, ter passado por uma cirurgia recente ou ter tido relações sexuais sem o uso de preservativo com alguém que apresente as características citadas.

Também não podem doar sangue os indivíduos imunossuprimidos, que são aqueles que passaram por transplantes recentemente, possuem HIV ou uma doença autoimune, como Lúpus, Esclerose Múltipla, Artrite Reumatóide, entre outras.

Onde doar

Caso você esteja dentro de todos os requisitos para doar, então agora você deve procurar os principais hospitais ou um hemocentro da sua cidade.

No local você irá apresentar o seu documento com identificação original e foto. O atendente irá lhe cadastrar no sistema.

Se você é do Estado da Bahia, confira no site do governo a relação completa dos locais de doação. Acesse por aqui.

Antes de ir doar sangue

Antes de ir doar é importantíssimo que você esteja bem alimentado e bem hidratado. Não é seguro, e nem mesmo possível, fazer a doação enquanto estiver de jejum.

Você irá doar o equivalente a apenas 10% de todo o sangue do seu organismo, ou seja, nenhuma função ficará comprometida e, em até 24 horas, o organismo irá repor a quantidade. Mas para não se sentir mal durante a doação, o ideal é que você tenha energia de sobra.

Aconselhamos você a comer alimentos leves, evitando alimentos gordurosos.

Durante a doação

O processo de doação possui três etapas. A primeira delas é o cadastro, que já mencionamos por aqui.

A segunda etapa é a triagem clínica, onde você responderá a uma entrevista para avaliar as suas condições de saúde e irá verificar a sua pressão arterial, batimentos cardíacos, peso e temperatura.

A entrevista busca avaliar critérios que podem não ser detectados durante os testes laboratoriais, depois da doação.

Por fim, é feita a coleta do sangue. A coleta dura em torno de 15 minutos e é feita com material completamente esterilizado e descartável para não apresentar nenhum risco ao doador.

O doador fica sentado em uma cadeira confortável apertando uma bola de borracha para acelerar a coleta.

Depois de doar sangue

Logo após a doação o indivíduo fica em observação por alguns minutos enquanto se alimenta e se hidrata. Em alguns locais, depois de doar sangue você poderá receber um lanche leve para repor suas energias.

Em casa, é interessante evitar esforços físicos e beber bastante água. É imprescindível que o indivíduo não fume por cerca de 2 horas e evite bebidas alcoólicas por cerca de 12 horas.

Bem simples, não é mesmo? Então o que está faltando para você fazer parte desta corrente de generosidade e amor ao próximo?

Antes de ir embora, aproveite para conferir nosso artigo sobre doação de órgãos!

Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento